Mobilidade

Greve no Metro de Lisboa causa perturbações a partir das 23h de hoje

A greve de domingo, dia 26 de junho, terá impacto no funcionamento do Metro de Lisboa já a partir de hoje
Texto
Metropolitano de Lisboa
Metropolitano de Lisboa

Para amanhã, dia 26 de junho, está programada uma greve no Metropolitano de Lisboa, mas as perturbações à circulação devem-se sentir já hoje a partir das 23 horas, complicando a circulação de muitos que se deslocam ao festival de música Rock in Rio.

De acordo com a empresa, o serviço do metro de Lisboa estará interrompido no domingo, sendo retomado apenas às 06:30 de segunda-feira, dia 27 de junho.

A greve, entre as 00:00 e as 24:00 de domingo, foi convocada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, contra a falta de condições de trabalho e os aumentos salariais de 0,9% propostos pela administração, entre outros motivos.

Segundo o sindicato, os trabalhadores decidiram manter a paralisação, prevista há algumas semanas, apesar do anúncio pelo Metropolitano de Lisboa de que já iniciou a contratação de maquinistas e o reforço das equipas de manutenção.

As contratações decorrem de uma autorização concedida pelo Governo, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento de 2022, para a contratação de 58 trabalhadores: 34 agentes de tráfego, 13 oficiais de manutenção, dois inspetores de obra e nove técnicos especializados.

Além da paralisação de 24 horas, os trabalhadores cumprem até ao final deste mês uma greve ao trabalho suplementar e eventos especiais.

A paralisação de domingo ocorre num fim de semana em que se realiza o festival Rock in Rio, no Parque da Bela Vista. A este propósito, a organização indicou que criou, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, mais parques de estacionamento com 'shuttle' direto para o recinto do evento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias