Atualidade

Greves dos comboios podem ter fim à vista

CP chegou a acordo com maquinistas para acabar com o conjunto de greves que têm feito comboios parar
Texto
Comboios da CP (Foto: AWAY/ DR)
Comboios da CP (Foto: AWAY/ DR)

Parece que poderemos deixar de ter greves de comboios nos próximos tempos. A CP – Comboios de Portugal anunciou que chegou a acordo para pôr fim às paralisações dos maquinistas que ao longo dos últimos meses têm cancelado centenas de comboios.

Em comunicado, a empresa de transportes públicos salientou que após um período de negociações intensivas, chegou a um consenso com o Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ).

A CP referiu que as negociações, que foram mediadas pelo Ministério das Infraestrutura, “permitiram chegar a um entendimento satisfatório para ambas as partes e em prol dos interesses dos trabalhadores e da empresa”, cita a Lusa.

Comboios - AWAY
Greves têm parado centenas de comboios desde janeiro (foto: António Pedro Santos/Lusa)

Durante todo o mês de abril, o SMAQ esteve em greve parcial na CP e houve centenas de comboios que foram cancelados. Antes disso, e desde o início de 2023, foram também convocadas greves por vários sindicatos da CP.

As paralisações serviram para reivindicar aumentos salarias, a valorização da carreira e a melhoria das condições de trabalho. Além disso, era ainda reclamada a “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal