Se andas de comboio, atenção que vem aí mais uma greve. A CP - Comboios de Portugal alertou para perturbações entre 24 de outubro e 3 de novembro, com particular incidência a 31 de outubro, devido a uma greve.
A greve convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) será total no dia 31 de outubro e parcial nos restantes dias.
Numa nota publicada no site da CP é explicado que nos dias 24 e 25 de outubro, preveem-se perturbações nos Urbanos de Lisboa, com especial impacto nas Linhas de Sintra, Azambuja e Sado. Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a greve parcial irá perturbar a circulação nos serviços Regional/InterRegional, Urbanos de Coimbra e Urbanos do Porto.
Já no dia 31 de outubro, em que paralisação será total, durante 24 horas, “preveem-se fortes perturbações em todos os serviços (Alfa Pendular, Intercidades, Regional/InterRegional, Urbanos e Internacional Celta)”, incluindo “algumas perturbações no dia seguinte”. Para este dia foram definidos serviços mínimos que deverão ser partilhados no site da CP.
“Nos restantes dias poderão ocorrer perturbações pontuais”, nomeadamente nos serviços Urbanos de Lisboa e Intercidades entre o Algarve e Lisboa.
Contactado pela Lusa, o sindicato confirmou a paralisação, indicando que as greves serão parciais, de duas horas no início de cada turno, sendo que no dia 31 de outubro a paralisação será de 24 horas.
Segundo fonte do SFRCI, que representa os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP, estas greves são motivadas por aquilo que diz ser o “incumprimento do acordo” que assinaram em julho do ano passado com a operadora.
Tal como tem acontecido noutras greves de comboios, a CP irá permitir que os clientes que já tenham adquirido bilhetes para comboios dos serviços Alfa Pendural, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional peçam reembolso ou a troca para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.
O reembolso ou troca poderão ser feitos nas bilheteiras ou em myCP - no caso de bilhetes adquiridos no site ou na aplicação - até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente.
"Passado este prazo, e até 10 dias após terminada a greve, pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto online, com o envio da digitalização do original do bilhete", explica a CP.