Atualidade

Greve dos trabalhadores da IP causa cancelamentos em comboios da CP

Paralisação ocorre hoje, terça-feira, até às 24h e repete-se na quinta-feira, dia 14 de julho, entre as 00h e as 24h
Greve na IP provoca perturbações nos comboios (foto: Nelso Silva)
Greve na IP provoca perturbações nos comboios (foto: Nelso Silva)

A CP – Comboios de Portugal está com perturbações na circulação de comboios hoje, dia 12 de julho, devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP). De acordo com a Lusa, que citou fonte oficial da empresa de transportes, entre as 00h e as 08h de terça-feira, dos 252 comboios previstos, foram efetuados 114.

A paralisação inclui supervisores do comando ferroviário e de permanência geral de infraestruturas ferroviárias. A greve volta a realizar-se na quinta-feira, dia 14 de julho.

A CP alerta no seu site que está prevista a realização de serviços mínimos e que podem ser realizados comboios adicionais. A Fertagus também alertou para a perturbação na circulação dos seus comboios.

As greves da IP foram convocadas pela Aprofer – Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário e decorrem entre as 00h e as 24h de dia 12 de julho, terça-feira, e 14 de julho, quinta-feira, no mesmo horário.

Um aviso disponibilizado no site da empresa refere que "neste período, a Infraestruturas de Portugal garantirá a abertura de 30% do seu canal ferroviário para o serviço Urbanos - Lisboa e Porto e 25% para as restantes circulações, nos termos dos serviços mínimos acordados com a referida associação sindical".

À Lusa, o presidente da Aprofer, Adriano Filipe, disse que a greve, que abrange cerca de 300 trabalhadores do Comando e Controlo Ferroviário da IP, tem como objetivo reivindicar um sistema de formação profissional próprio para os centros de comando operacionais, de um sistema de avaliação e desempenho específico para estas funções e de uma atualização nas remunerações.

(Foto: Nelso Silva/Flickr)

Continuar a ler
Home
Preço dos combustíveis para a próxima semana com nova descida
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas
E se fosses de balão ao espaço? Descobre aqui o preço de uma viagem de 6 horas