Energia

Italvolt e ABB estão a projetar nova fábrica de baterias com capacidade até 45 Gwh

A nova gigafábrica irá situar-se nos arredores de Turim, em Itália, e, deverá ocupar 300 mil m2, com capacidade para produzir baterias para 500 mil veículos elétricos por ano e empregar cerca de 4 mil pessoas até 2024
Italvolt e ABB em projeto de fábrica de baterias em Itália
Italvolt e ABB em projeto de fábrica de baterias em Itália
PUB

A empresa suíça de engenharia ABB foi a escolhida pela Italvolt para o planeamento do projeto da fábrica que irá construir no norte de Itália. A empresa italiana que se dedica à produção de baterias para automóveis elétricos vai criar uma “gigafactory” em Scarmagno, perto de Turim, que irá ocupar uma área de 300.000 m2.

Italvolt e ABB vão construir a fábrica na zona entre Turim e Milão, em Itália
PUB

O acordo estabelecido entre as duas partes implica que a ABB irá apoiar a Italvolt também ao nível da conceção e desenvolvimento de soluções para a gestão de energia e otimização da produção, bem como robótica, automação e gestão de dados.

PUB

A nova unidade, que é na realidade a primeira do género em Itália, tem como objetivo satisfazer a enorme procura por baterias de iões de lítio por parte da indústria automóvel europeia. Representa um investimento de 4 mil milhões de euros, o qual, segundo a Italvolt, é o maior a nível industrial em Itália das últimas décadas.

A nova fábrica de baterias deverá empregar até 4 mil pessoas
PUB

Quando estiver concluída, o que está previsto acontecer em 2024, a nova fábrica terá uma capacidade até 45 Gwh, o equivalente à produção de baterias para cerca de 500 mil veículos elétricos por ano.

Com a sua nova “gigafactory”, a Italvolt acredita que irá ser responsável pela criação de um significativo impulso na economia italiana, muito em parte pelos postos de trabalho que irão ser criados. De acordo com a empresa, a unidade industrial que irá estar localizada no norte do país, a pouco mais de 40 km de Turim e a cerca de 120 km de Milão, irá incorporar até 4000 operários.

(Fotos: captura Italvolt)

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana