Sustentabilidade

Dormir com plantas no quarto faz mal à saúde?

Vê o que dizem os especialistas
Texto

Provavelmente já ouviste dos teus pais dizerem que ter plantas no quarto é perigoso, pois consomem oxigénio e libertam dióxido de carbono durante a noite. Devido a esta crença, durante muito tempo era raro ver plantas na decoração dos quartos. Mas, nos últimos anos, este panorama mudou.

As plantas passaram a fazer parte do ambiente de muitos quartos, especialmente nos que fazem sucesso em redes sociais como o Pinterest. Mas, afinal, será que é prejudicial ter plantas ao lado da cama?

Esta foi a pergunta feita por uma leitora no fórum do site da revista BBC Science Focus, e foi respondida pela jornalista Alexandra Franklin-Cheung, especialista em matérias de Ciência. “É um mito urbano”, esclarece logo de início. “É verdade que, quando apagamos a luz, a planta fica sem nenhuma fonte de energia e a fotossíntese é interrompida. Isso significa que ela já não absorve CO2”, explica.

Contudo, mesmo no escuro, a planta continua a respirar, num processo que realmente liberta CO2. A quantidade libertada depende do tamanho e da espécie da planta. Mas a especialista sublinha: “Qualquer planta pequena o suficiente para caber no nosso quarto produz muito menos dióxido de carbono do que um ser humano a dormir, sendo perfeitamente seguro partilhar o mesmo espaço.”

Aproveita para explorar a galeria acima e descobrir quais são as plantas ideais para ter no quarto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Preço dos combustíveis na próxima semana de 15 a 21 de julho
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa
Radares de velocidade da PSP. Onde vão estar no mês de julho