Sustentabilidade

Não desistas da tua garrafa de água reutilizável. Este método tira o mau cheiro de vez

Quando a tua garrafa de água começar a ter um odor que parece não desaparecer com a lavagem regular, é isto que tens de fazer
Texto
Rapariga com garrafa reutilizável Foto Jopwell, Pexels
Rapariga com garrafa reutilizável Foto Jopwell, Pexels

Não cedas e não regresses ao passado das garrafas de plástico descartável. Se sentes vontade de deitar fora a tua garrafa reutilizável, calma. Deves testar este método de limpeza antes para que esta fique como nova.

Feitas de aço inoxidável, vidro ou vários tipos de plásticos, estas garrafas reutilizáveis podem também ter uma certa proteção, geralmente de espuma de borracha.

Quase indestrutíveis, estas soluções não só são mais amigas do ambiente, como também reduzem a quantidade de plásticos acumulados em casa. No entanto, têm um problema: não são fáceis de limpar e adquirem odores desagradáveis, muitas vezes alterando o sabor da água.

Devido ao seu formato, tentar limpar uma garrafa de água reutilizável da forma convencional é uma tarefa complicada. É comum que acabem por cheirar a mofo, com aquela sensação de água estagnada, gerando um mau odor que, se não for eliminado, pode também alterar o sabor da água.

Esta situação é ainda mais crítica se, além de água, usares a garrafa para outras bebidas como chá, café, sumos, batidos ou refrigerantes, que podem deixar muitos mais resíduos e, especialmente, odores mais intensos.

Por isso, e segundo o site Directo al Paladar, existe uma fórmula quase mágica, para limpar e renovar qualquer garrafa de água reutilizável, eliminando o mau cheiro:

  1. Junta uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre branco
  2. Fecha a garrafa, agita ligeiramente e deixa repousar
  3. Após alguns minutos, adicione água quente à garrafa para eliminar qualquer resíduo
  4. Enxague bem com água fria para remover todas as impurezas
  5. Deixe a garrafa secar ao ar - é fundamental que esteja destapada e vira ao contrário, permitindo assim que toda a humidade desapareça completamente.
Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa