Fantástico

Ford utiliza mundo virtual dos vídeojogos para testar condutores

Através do gaming, a Ford está a conseguir avaliar tempos de reação e outras situações, que levam a ajustes na sua gama de modelos
Texto
Ford gaming
Ford gaming

A indústria dos jogos eletrónicos, ou gaming, tem evoluído de uma forma monstruosa nos últimos anos e com muitos de nós a sermos forçados a ficar fechados em casa como aconteceu algumas vezes nestes últimos tempos, a evolução é ainda mais notória.

Apesar disto, o gaming, nem sempre está limitado à ideia de termos algo com que nos entreter quando não temos nada para fazer. Atualmente já representa muito mais do que isso e já há inúmeros jogadores profissionais, campeonatos com mais audiência de que a de desportos mais convencionais e marcas como a Ford que estão a desenvolver pequenos jogos com o objetivo de testar os tempos de reação e a experiência de um utilizador, perante cenários semelhantes ao que se poderia encontrar no mundo real.

Como exemplo, podemos usar um teste recente que a marca fez a alguns utilizadores e que era baseado numa manobra de estacionamento. Nesta espécie de jogo, realizado online, foram testadas questões como a preferência de premir apenas uma vez o botão que dá início à manobra de estacionamento automático, ou mantê-lo premido durante todo o processo. E como cerca de 88 por cento dos utilizadores apenas premiram o comando uma vez, a marca poderá vir a ajustar a forma como este sistema é disponibilizado nos seus automóveis.

Vídeo: vê também o MG Maze inspirado no mundo dos vídeojogos 

Além disso, neste mesmo jogo, havia uma situação em que era colocado um animal de grande porte na frente do carro, levando os responsáveis da marca a medir o tempo de reação do utilizador em parâmetros como o tempo necessário para travar o carro. Caso os tempos de reação tivessem sido mais longos do que o previsto, isso poderia fazer com que a marca reduzisse a velocidade de atuação do seu sistema de estacionamento automático, por exemplo.

A presença da marca americana na indústria do gaming já conta com extensa história, mas ao contrário do que costumava acontecer, em que as produtoras dos jogos se tentavam aproximar o mais possível da realidade, agora são os construtores de automóveis a usar este tipo de tecnologia para dar uma ajuda no desenvolvimento dos seus automóveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano