Um milhão de quilómetros transformaram-se em um milhão de refeições doadas à Rede de Emergência Alimentar. Foi este o resultado do movimento “Todos os Passos Contam” da Galp que convidava os portugueses a movimentarem-se para ajudar os outros.
O movimento “Todos os Passos Contam”, que já vai na sua quarta edição, convidava os portugueses a percorrerem quilómetros a caminhar, correr ou andar de bicicleta para que estes depois fossem convertidos em refeições para famílias portuguesas com recursos económicos insuficientes para fazerem face às suas necessidades básicas alimentares.
O objetivo para esta edição, que teve a TVI e a Rádio Comercial como parceiros, era que fossem percorridos um milhão de quilómetros.
Entre 9 de outubro e 10 de dezembro, quem quisesse participar teria de registar os quilómetros percorridos através de uma aplicação à sua escolha e enviar um print screen para a plataforma da Galp dedicada ao movimento.
Além de incentivar os portugueses a mexerem-se espontaneamente, o movimento promoveu ainda um conjunto de ações em algumas cidades do país como Lisboa, Sines ou Matosinhos.
Os últimos quilómetros percorridos até à marca de um milhão, a meta deste ano, contaram com o apoio da corrida Grande Prémio de Natal, a mais antiga da capital, que este ano se associou a esta iniciativa solidária.
No total, foram feitos 571.611 km a caminhar, 219.351 km a correr e 209.038 km de bicicleta.
“A iniciativa ‘Todos os Passos Contam’ é exemplar pois mobiliza todos os portugueses para a causa da luta contra as carências alimentares, criando uma cadeia de impacto positivo. Em simultâneo, e com uma mensagem direta e pela positiva, alerta para a pobreza que afeta tantas famílias em Portugal. É hoje um movimento nacional bem conhecido de todos que demonstra o potencial de solidariedade existente”, refere em comunicado Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome.
Com o fecho da quarta edição do “Todos os Passos Contam”, a Galp eleva para 3,2 milhões o número de refeições doadas à Rede de Emergência Alimentar. Este número mostra que a iniciativa é já uma das mais acarinhadas pelos portugueses entre as grandes campanhas nacionais de apoio aos Bancos Alimentares.