Atualidade

Grande Prémio F1 de Imola cancelado devido a inundações em Itália

Região de Emilia-Romagna, onde iria decorrer o Grande Prémio de Fórmula 1, está a enfrentar chuvas torrenciais
Texto

O GP de Fórmula 1 de Imola, que iria decorrer no próximo fim de semana de 20 e 21 de maio, foi cancelado devido às cheias e às inundações que têm fustigado a região de Emilia-Romagna, em Itália, nos últimos dias.

A decisão de cancelar o Grande Prémio de Emilia-Romagna de F1 foi tomada depois de as autoridades locais e os promotores terem concluído que não era seguro continuar com a corrida.

No Twitter, têm surgido imagens da zona onde iria decorrer o Grande Prémio este fim de semana. As zonas mais baixas, como as da Fórmula 2, estão submersas.

Em comunicado, a FIA, que faz a gestão dos desportos motorizados, referiu que a decisão de não avançar com o Grande Prémio Emilia Romagna foi tomada porque “não é possível garantir que o evento decorre de forma segura para os fãs, as equipas e o pessoal”.

Acrescentou ainda que não é correto “colocar mais pressão nas autoridades locais e nos serviços de emergência nesta altura difícil”, pode ler-se no comunicado partilhado no Instagram.

Esta decisão surge depois de o primeiro-ministro, Matteo Salvini, ter pedido que a corrida fosse adiada devido aos eventos climatéricos que se têm feito sentir na região.

A região Emilia-Romagna está sob alerta vermelho devido às chuvas persistentes que têm resultado em cheias e derrocadas e que já provocaram a morte a oito pessoas e obrigaram a evacuar milhares de casas.

Inundações em Itália - AWAY
Região está com várias inundações (foto: Alessandro Serrano/AFP/Getty Images)

É a segunda vez este mês que a região italiana enfrenta um evento climatérico extremo. No início do mês, tempestades colocaram a zona debaixo de água. O facto de Itália ter enfrentado uma seca só piorou os impactos das chuvas, já que os terrenos estão com menor capacidade de absorção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos