Mobilidade

Ford alarga oferta de comerciais elétricos com E-Transit Courier

Capacidade de carga aumentada e mais flexível e circulação com zero emissões são os seus grandes trunfos
Texto

Elétrica, totalmente conectada e desenvolvida para profissionais. Assim se resume a nova aposta da Ford no segmento dos veículos comerciais ligeiros zero emissões – a E-Transit Courier.

Arranca em 2024 a produção do novo modelo da Ford Pro (divisão de comerciais da marca) que vem reforçar a sua oferta de veículos 100% elétricos. Depois de revelada a E-Tourneo Custom, um veículo pensado para passageiros, é agora a vez da E-Transit Courier, uma proposta para o segmento empresarial que na galeria de fotos vemos numa sessão em Lisboa.

O modelo comercial foi totalmente redesenhado em torno de uma área de carga maior e mais flexível. Face ao modelo anterior com motor de combustão, a nova Courier elétrica oferece mais 25% de volume de carga (2,9 m3 no total), assim como uma capacidade melhorada ao nível da carga útil – há agora espaço para duas Europaletes.

Ford E-Transit Courier - AWAY
Ford E-Transit Courier (foto: divulgação)

Ainda no domínio da capacidade de transporte, importa destacar a abertura entre a área de carga e o habitáculo, que permite transportar artigos como tábuas ou tubos com mais de 2600 mm de comprimento.

O sistema motriz está a cargo de um motor elétrico de 100 kW (135 cv) de potência, cujas prestações a Ford Pro só irá revelar mais perto da data de lançamento. O mesmo acontece com o preço de venda.

Ford E-Transit Courier - AWAY
Abertura entre compartimento de carga e habitáculo (foto: divulgação)

Quanto ao carregamento das baterias, é gerido através da tecnologia Ford Pro Charging, descrito pela marca como uma solução de ponta a ponta para carregamento doméstico ou público, que inclui instalação de hardware e software de gestão que ajuda a otimizar todo o processo.

Se for efetuado em casa, o carregamento da E-Transit Courier faz-se a 11 kW AC em quase seis horas. Pode, no entanto, ser feito num carregador público rápido até 100 kW. Neste caso o veículo ganha 87 km de autonomia em 10 minutos e carrega de 10 a 80% em menos de 35 minutos.

Ford E-Transit Courier - AWAY
Habitáculo da Ford E-Transit Courier (foto: divulgação)

No capítulo do infoentretenimento, o novo comercial zero emissão da Ford Pro conta com um painel de instrumentos digital de 12 polegadas e um ecrã táctil central também de 12 polegadas, com o mais recente sistema SYNC 4 da Ford.

Através de subscrição é possível ter acesso à navegação conectada, o que, segundo a marca, pode aumentar a produtividade e reduzir a carga de trabalho do condutor, com atualizações sobre tráfego, estacionamento, carregamento e perigos na estrada. Já a compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fios é de série.

Importa ainda referir que a E-Transit Courier está conectada ao ecossistema Ford Pro em permanência, o que possibilita atualizações de software sem fios e sem necessidade de uma visita ao concessionário.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”