Atualidade

5 dicas rápidas para ires de férias da Páscoa mais tranquilo

Planeia bem as tuas férias e verás que até o tempo passa mais devagar
Texto

Férias pequenas ou grandes, sabes o que tens de preparar para uma viagem de carro?

Fica aqui com 5 coisas que tens mesmo de fazer antes de te meteres à estrada. E se optares por ires de transporte público também temos aqui mais umas dicas para ti.

1. Faz uma pequena revisão ao teu carro

Uma pequena revisão que inclua verificação do estado dos pneus, travões e dos principais níveis (óleo - se não for elétrico), pode fazer a diferença entre uma viagem de sonho ou uma viagem de reboque. E se algo correr mal, podes sempre ver aqui como ter ajuda.

2. Planifica a viagem

Tens o Waze e Google Maps e tudo vai correr bem não é? Mas e se te falha a rede de telefone? Planeia a viagem, verifica trajetos e destinos. E podes pensar que os antigos mapas em papel não te ajudam, mas se tiveres um, pelo sim, pelo não, mete lá bagagem.

viajar - away
Pronto para uma viagem a dois? (foto: JComp/Freepik)

3. Faz uma pequena paragem a cada 90 minutos

Leva água. Sozinho ou com crianças, leva sempre água. Se vais de carro, programa uma paragem a cada 90 minutos, para as necessidades básicas, mas também para andares um pouco a pé e talvez para um café ou comer algo. Tens aqui mais umas dicas para combater a fadiga ao volante.

4. Postos de combustível ou de carregamento elétrico

Há uma bomba de gasolina em cada esquina não é? Olha que em certos países pode não ser bem assim e até a hora a que atestas pode ser importante. Espreita lá as principais estradas e mantêm-te atento. Já se tiveres um carro elétrico, sim, convém mesmo instalar uma aplicação e programares muito bem as tuas paragens.

5. Diz para onde vais

Isto é particularmente importante quando vais viajar para países com rede telefónica mais deficitária, mas também se planeias viagens por montanhas ou zonas mais isoladas. Deixa sempre com alguém a indicação de para onde vais e durante quanto tempo. Se algo te acontecer, há uma pessoa que irá querer saber de ti e ajudar-te.

Conduz com prudência e boa viagem!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente