Fantástico

Busse, o veículo anfíbio que marcou a década de 1970

Ficou conhecido como Busse All-Terrain Wagon e era um veículo anfíbio de seis rodas equipado com o motor de um carocha
Texto
Busse All-Terrain Wagon
Busse All-Terrain Wagon

A Volkswagen regressou à década em que a música disco era obrigatória e os cortes cabelo uma arte. A década de 1970 em que também surgiram em força os modelos anfíbios, capazes de explorar os locais mais remotos, dentro e fora de água.

Na verdade, o primeiro ATV (all-terrain vehicle) foi desenvolvido por um inventor do Canadá, usando dois motores de serras elétricas e seis rodas com pneus de baixa pressão que não só permitiam que pudesse flutuar, como lhe davam mais tração em piso mais irregular.

Ainda que nunca tivessem sido pensados para uma produção em grande escala, a verdade é que este género de veículos ganhou alguma notoriedade nas zonas próximas de praias ou lagos e começaram a surgir as primeiras empresas destinadas à sua construção. Nos Estados Unidos, chegou mesmo a ser criada uma pista especifica para ATV e numa das revistas da altura foram identificados cerca de 60 modelos em comercialização ou em produção.

Apesar de tudo isto, no entanto, houve um modelo que quebrou barreiras e expandiu o conceito. Chamava-se Busse All-Terrain Wagon, por ter sido desenvolvido pela empresa Busse SJI Corp, e contava com uma configuração de seis rodas com enormes pneus.

Enquanto a maioria dos ATV usava pequenos motores de dois tempos, este Busse ATW estava equipado com um motor de 1,6 litros e 55 cavalos proveniente de um Volkswagen Beetle. Tinha também uma caixa de três velocidades, semiautomática e um conversor de binário para completar toda a unidade motriz.

Ao contrário dos modelos mais pequenos, construídos em fibra de vidro, o Busse ATW tinha uma carroçaria de alumínio com 3,2 metros de comprimento e 1,65 metros de largura, pesando cerca de 770 quilos. Além disso, estava equipado com discos de travão e conseguia superar subidas com 45 graus de inclinação. Segundo os dados fornecidos, o Busse ATW conseguia alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h em terra e cerca de 16 km/h na água. Mas na altura, o que era mesmo impressionante era o seu preço de 4875 dólares (cerca de 4309 euros), muito acima de todos os outros modelos.

Não se sabe ao certo quantos Busse ATW chegaram a ser produzidos e atualmente já não há muitos em circulação, mas as memórias do veículo persistem e é fácil olhar para ele e se transportado para aqueles momentos de diversão com amigos, junto a um lago ou praia fluvial.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias