Fantástico

LG cria conceito futurístico de veículo-casa autónomo e modular

Vision Omnipod permite adaptar interior a vários ambientes e inclui assistente virtual inteligente que simula interações humanas
Texto
LG Vision Omnipod
LG Vision Omnipod

Casas sobre rodas não são propriamente novidade. Todos conhecemos as autocaravanas que, no fundo, são isso mesmo: dão um bocadinho do conforto de casa, enquanto nos levam aos cinco cantos do mundo. A proposta da LG apresentada no início de 2022 pega nas caravanas, dá-lhes um toque de requinte e uma (grande) dose de tecnologia para fazer nascer aquilo que a marca sul coreana batizou de Vision Omnipod.

Descrito pela marca como um conceito de mobilidade que esbate a distinção entre casa e carro, o Vision Omnipod parece uma simples minivan por fora, mas por dentro a tecnologia é rainha e permite criar os ambientes desejados. É totalmente autónomo para que o ocupante possa relaxar durante toda a viagem.

O interior da van lembra uma zona de estar, com uma cadeira reclinável e uma espécie de sofá. De acordo com a LG, é possível adaptar o ambiente interior em tempo real, escolhendo vários modos, como o de fitness ou de escritório, graças à ligação ao metaverso e ao ecrã que vai do chão até ao teto. 

Para melhorar a experiência, o veículo inclui também alguns eletrodomésticos, como um frigorífico e um dispensador de bebidas, todos modulares e desenhados para o espaço em que vão estar integrados.

A assistente virtual com inteligência artificial é também um dos pontos fortes do Omnipod. Chama-se Reah e simula interações reais. É ela que ajuda a controlar várias opções do veículo e, embora não tenha sido divulgado o quê concretamente, imagina-se que, pelo menos, será capaz de adaptar a temperatura, barulho e luz dentro do habitáculo, assim como a velocidade a que o veículo autónomo se desloca.

Por enquanto, o Vision Omnipod é apenas um conceito da LG que poderá até nunca chegar a ser desenvolvido. Mostra uma visão interessante daquilo que a marca sul coreana imagina que poderá ser o futuro da mobilidade e até da habitação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos