Fantástico

Uber alia-se ao Programa Alimentar Mundial da ONU para auxiliar a Ucrânia

Parceria pretende combater à escassez crítica de alimentos, água e outros mantimentos essenciais
Texto
Programa Alimentar Mundial da ONU junta-se à Uber (Foto: divulgação)
Programa Alimentar Mundial da ONU junta-se à Uber (Foto: divulgação)

O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas (ONU) está a colaborar diretamente com a Uber, plataforma global de mobilidade e entregas, para fazer chegar mantimentos e assistência às pessoas mais necessitadas na Ucrânia. Para tal, foi desenvolvida uma versão gratuita e personalizada da plataforma da Uber.

Com a utilização da plataforma, o PAM poderá enviar mantimentos essenciais através de uma frota de carros e pequenas carrinhas de empresas ucranianas da rede da Uber. Desta forma, é possível ir até zonas de difícil acesso onde, muitas vezes, veículos de maiores dimensões não conseguem chegar.

A plataforma permite também que o PAM acompanhe as viagens em tempo real e confirme que as entregas foram feitas.

Armazém do PAM em Lviv, Ucrânia (Foto: N. El-Mofty/AP)

Graças à colaboração com a Uber, o PAM consegue entregar bens a partir do seu armazém em Dnipro para outras partes da cidade dentro de um raio de 100 km. No futuro, a tecnologia poderá chegar às cidades de Lviv, Vinnytsia, Kyiv e Chernivtsi.

Até ao final de junho, o PAM prevê fornecer alimentos e assistência financeira para mais de 3 milhões de pessoas por mês no país.

Esta não é a única ação de apoio da Uber. Além de criar e ceder de forma gratuita o acesso a esta versão personalizada, a empresa de mobilidade fez uma doação de cerca de 230 mil euros ao PAM de modo a reforçar a resposta à emergência causada pela guerra.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos