Fantástico

Polícia do Dubai revela novos veículos elétricos autónomos e drones de patrulha

Se estás a pensar em fazer uma viagem até ao Dubai prepara-te que podes cruzar-te com os mais recentes veículos da polícia
Texto

No Congresso Mundial da Polícia que decorreu no Dubai,governos e grupos privados de todo o mundo demonstraram alguns dos últimos gadgets tecnológicos.

A Polícia do Dubai está há muito tempo na vanguarda em termos tecnológicos e nos últimos anos o investimento tem sido cada vez maior em especial no campo dos veículos autónomos.

Para assegurar que os Emirados Árabes Unidos são as estradas mais seguras do mundo, a polícia local quis revelar todo o potencial dos seus mais recentes “brinquedos”: dois carros-patrulha elétricos (autónomos) e um avançado drone de monitorização aérea das estradas.

Veículo elétrico autónomo de patrulha

A Micropolis Robotics juntou-se neste projeto com a Polícia do Dubai para desenvolver dois veículos com elevada capacidade de locomoção e avançados sistemas de deteção de infrações. Ambos são elétricos e completamente autónomos, mas são sempre "vigiados" por operadores em centrais da polícia.

O M01 poderá patrulhar auto-estradas e aventurar-se em algumas zonas de areia. Está equipado com um drone que pode ser ativado nas auto-estradas e encetar perseguição aérea a infratores. Possui ainda múltiplas camaras e pode realizar um scan facial a pessoas no meio de uma multidão para detetar eventuais problemas comportamentais.

Também em caso de acidente o M01 está preparado para tirar várias fotos do local e monitorizar a situação transmitindo imagens em tempo real para uma central de comando da polícia.

O mais pequeno, mas mais versátil e urbano, M02, poderá patrulhar pequenas comunidades ou circular em ruas mais apertadas.

Drone de vigilância

A “drone box” é uma plataforma que permite o lançamento automático de drones assim que ocorre um alerta. Este equipamento permite reduzir o tempo de resposta dos atuais 4,4 minutos para apenas 1 minuto.

O operador só tem que identificar a zona do mapa que o drone terá que patrulhar e de imediato ele levanta automaticamente para registar imagens ou transmitir em tempo real.

Estes drones, produzidos pela francesa Azur Drones, têm uma autonomia estimada de 2 horas (em full-mode), podem voar até 50 km/h e possuem capacidade de funcionar em ambientes delicados, como centrais atómicas ou instalações de gás natural.

Tecnologia de ponta ao serviço das autoridades

A startup Micropolis Robotics, sediada nos Emirados Árabes Unidos, conseguiu recentemente captar 4 milhões de dólares (cerca de 3,64 milhões de euros) da Mindrock Capital, um fundo californiano de investimento tecnológico. É esta a empresa por detrás do desenvolvimento destes novos aparelhos.

Fundada em 2014 por Egor Romanyuk, a empresa desenha, desenvolve e produz robots e veículos autónomos. A Micropolis tem investido muito forte em processos de inteligência artificial e estes novos produtos são uma verdadeira montra do seu know-how tecnológico.

Em breve nas estradas do Emirados!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente