Fantástico

Robot elétrico que parece saído do Star Wars leva tudo quando vais a pé

O gita é um robot elétrico de carga pensado para acompanhar quem se desloca a pé e precisa de uma mãozinha com a tralha
Texto

Quem é fã de Star Wars, com certeza que em algum momento desejou que o pequeno BB-8 fosse uma realidade no nosso mundo. Não sendo possível, apresentamos aquele que consideramos ser uma das melhores alternativas: o robot gita. Este tem uma grande vantagem, foi pensado para quem anda a pé, mas detesta andar carregado com um sem fim de coisas debaixo do braço.

O gita, que em italiano significa “pequena viagem”, é o primo (muito afastado) dos motociclos da Piaggio. Porquê? Foi criado por uma empresa do grupo, a Piaggio Fast Forward que nasceu para fazer investigação sobre aquilo que será a mobilidade do futuro.

Robot elétrico gita - AWAY
Robot segue o utilizador e espelha velocidade (foto: Piaggio Fast Forward)

Este pequeno robot não te transporta para lado nenhum, mas ajuda-te a transportar tudo para todo o lado, quando vais a pé. Afinal, caminhar será sempre a forma de locomoção mais sustentável e fará parte do presente e do futuro.

Redondinho, elétrico e, de certa forma, semiautónomo, o gita é um robot de carga que segue o utilizador tanto no interior como no exterior. É quase como se fosse um bebé pinguim com a grande vantagem de se deslocar a até 10 km/h e transportar até 20 kg.

Não é um robot que fale, mas foi-lhe ensinada etiqueta na estrada. Por isso, espelha a velocidade do seu dono e mantém sempre uma distância de menos de 1,5 m. Sensores permitem-lhe ver, compreender e reagir ao ambiente que está à sua volta, respeitando o utilizador e os restantes utentes das vias.

Desloca-se em vários tipos de terreno, até quando não são completamente planos, como acontece com a gravilha, relva e subidas. Mas, atenção, se a relva estiver muito alta, se houver neve no chão ou até lama, o gita vai acabar por tropeçar.

Uma aplicação conecta com o pequeno robot e dá acesso a algumas funcionalidades avançadas, como de segurança. No dia a dia, não é essencial usar a app para por o gita a funcionar.

Robot elétrico gita - AWAY
Robot gita tem versão mini e plus (foto: Piaggio Fast Forward)

Está disponível em duas versões, a mini e a plus. Ambas são 100% elétricas e carregam-se na tomada de casa em duas horas. Com um carregamento, é possível andar até 33 km, dependendo do modelo.

O futuro pode estar carregado de robots, mas, no presente, ainda há muitos países sem legislação para estas máquinas. Por isso, por enquanto, o gita está disponível no mercado americano, onde já está regulado o movimento de robots nas ruas públicas.

O gita plus transporta até 20 kg de carga, está disponível em azul e castanho e custa 3475 dólares (3228 euros). Já a versão mais pequena, o gita mini surge com capacidade de carga de 9 kg em amarelo, branco e numa versão especial preta. Custa a partir de 1850 dólares (1719 euros).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano