Fantástico

Novo sistema Bosch para veículos partilhados deteta danos e fumo no interior

Tecnologia desenvolvida pela Bosch para veículos partilhados assegura uma viagem mais agradável e dá mais controlo aos prestadores de serviços de mobilidade
Texto
Bosch apresenta Ridecare
Bosch apresenta Ridecare

A Bosch desenvolveu um sistema destinado a veículos partilhados capaz de detetar a presença de fumo de cigarro no interior do habitáculo e a ocorrência de quaisquer acidentes, mesmo que ligeiros.

A inovação, para a qual contribuiu a unidade da Bosch situada em Braga, tem como objetivo assegurar uma viagem ainda mais segura e agradável a cada utilizador, ao mesmo tempo que permite que operadores de frotas e prestadores de serviços de mobilidade façam reparações ou limpezas de forma mais rápida e de acordo com a procura.

O Ridecare, assim se chama o novo sistema, no qual a empresa alemã está a trabalhar em projetos-piloto na Ásia, América do Norte e Alemanha, combina uma caixa de sensor montada no para-brisas do veículo com análise de dados baseada na cloud, através de inteligência artificial.

Assim que as informações sobre acidentes ou deteção de fumo no interior do veículo são transmitidas pelo sensor a um back-end da cloud, a Bosch usa métodos de inteligência artificial para derivar a intensidade de qualquer impacto e fazer a sua classificação para o operador da frota.

Desta forma, os fornecedores de serviços de partilha recebem informações importantes e de fácil compreensão, em tempo real, sobre se um veículo foi danificado ou se alguém fumou no seu interior. O sistema permite ainda identificar, com exatidão, em que zona o veículo foi danificado.

A solução Ridecare contou com o envolvimento das equipas da Bosch em Portugal no âmbito do projeto Easy Ride, realizado em parceria com a Universidade do Minho, em concreto no desenvolvimento do algoritmo de deteção de dano no interior do veículo.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias