Fantástico

Projeto-piloto de condução autónoma quer distribuir 4,5 toneladas de alimentos

Iniciativa do Ford Motor Company Fund tem a duração de seis meses e irá beneficiar idosos com dificuldades de locomoção de Detroit, nos Estados Unidos
Texto

A Ford está a desenvolver um programa-piloto de condução autónoma em Detroit, Estados Unidos, que consiste na entrega de alimentos frescos a idosos carenciados e com dificuldades de mobilidade. A iniciativa com a duração de seis meses que tem lugar na zona de influência da Michigan Central, na qual a marca americana concentra o desenvolvimento dos seus projetos de inovação na área da mobilidade, deverá conseguir distribuir mais de 4,5 toneladas de produtos.

O projeto-piloto é complementar ao programa de distribuição de alimentos através do Ford Resource and Engagement Center, lançado no início de 2021 pelo Ford Motor Company Fund e pelo banco alimentar comunitário Gleaners. Irá beneficiar os mais de 20 residentes do centro sénior de Rio Vista que já optaram por este serviço complementar como uma forma fiável de receber as suas compras sem necessidade de assegurar transporte.

Com o novo sistema de entregas, os residentes de Rio Vista receberão mensalmente um cabaz adicional de produtos frescos e leite. Os itens foram determinados com base no feedback dos residentes que já estão a participar no programa de distribuição de alimentos e serão reavaliados no decurso dos seis meses do projeto-piloto.

O veículo irá percorrer uma rota fixa entre o Southwest Detroit Ford Resource and Engagement Center, onde os sacos serão carregados, e os apartamentos de Rio Vista, onde os alimentos serão descarregados e distribuídos aos residentes participantes.

Foi preparado pela equipa de design da Ford para um eficiente abastecimento e transporte de produtos alimentares e contará com um condutor de segurança em permanência. Este será monitorizado remotamente por uma equipa operacional que também pode intervir se necessário.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal