Fantástico

Jovem sem carta de condução faz desaparecer ângulos mortos à frente

Sistema vencedor de um concurso pode ser a solução para melhorar a segurança dos condutores
Texto

Uma jovem norte-americana de 14 anos de idade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, apresentou em 2019 um projeto que pode ser a solução para terminar com os acidentes provocados pelo ângulo morto do pilar A do automóvel.

Apesar de a jovem não ter idade para tirar a carta de condução, o seu projeto que saiu vencedor de um concurso de ciência e engenharia, tem tudo para resolver as dificuldades de realizar manobras em zonas urbanas e com muito trânsito. É que os denominados pilares A, que estão colocados nas laterais dos para-brisas dos automóveis, constituem um obstáculo à visibilidade do condutor.

A jovem Alaina Gassler desenvolveu um sistema que utiliza uma câmara instalada junto ao para-brisas do veículo que permite a projeção de imagens em tempo real para o interior do automóvel, justamente no pilar A.

A ideia surgiu em virtude da permanente preocupação da sua mãe que temia que o pilar A do carro ocultasse um automóvel ou um ciclista no meio do trânsito diário.

Agora no início de 2022, e de acordo com noticias recentes do jornal PhillyVoice, há uma marca americana que adquiriu a patente e prepara-se para adaptar e testar a tecnologia já a partir deste ano.

Aceitam-se aposta para adivinhar quem será a misteriosa marca...

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos