Quem vier a seguir que tente fazer melhor. É assim com todos os recordes e o agora estabelecido por sete propostas de mobilidade elétrica não é exceção. A iniciativa partiu da Move Electric. O objetivo, mais do que avaliar prestações ou qualquer outro dado mais técnico, foi celebrar a diversidade das várias propostas de veículos movidos a bateria disponíveis no mercado.
No lendário circuito britânico de Brands Hatch juntaram-se um automóvel moderno (Tesla Model 3), um clássico convertido (Rolls Royce Phantom V de 1961), um furgão (Citroën Ë-Jumpy XL), uma scooter, uma bicicleta, uma trotinete e um skate – todos os elétricos – para estabelecer um recorde à volta do traçado de quase dois quilómetros. E em simultâneo.
O melhor tempo foi estabelecido pelo Tesla, com um registo de volta de um 1m6,77s, apesar de estar limitado a 140 km/h por razões de segurança. Logo a seguir, mais precisamente a apenas 4,71s posicionou-se o furgão da Citroën, que no Reino Unido é conhecido por e-Dispatch.
Também o veículo de duas rodas que percorreu o circuito em menos tempo não representa uma surpresa. Fruto da sua agilidade e leveza, a scooter Silence S01 superou a concorrência ao estabelecer um tempo de 1m29,03s, ocupando, assim, o último lugar do pódio.
Já o quarto melhor tempo ficou reservado para um veículo muito especial: um Rolls Royce Phantom V, convertido para propulsão elétrica pelos especialistas da Lunaz, avaliado em 1,196 milhões de euros. O modelo de 1961 completou a volta em Brands Hatch em 2m7,04, a uma velocidade média de 54 km/h. A este seguiram-se por esta ordem, o skate Apex Predator, a bicicleta Gocycle G4 e, por último, como o tempo de 5m10,03s, a trotinete Perry eHopper P4.