Fantástico

Elétrico Porsche Taycan bate recorde de número de donuts no gelo

Proeza feita por Terry Grant valeu ao elétrico da marca alemã o quarto recorde a ficar registado no Guiness World Records
Porsche Taycan bate novo recorde (Foto: ROC)
Porsche Taycan bate novo recorde (Foto: ROC)

O elétrico Porsche Taycan bateu mais um recorde único. Depois de ter feito o maior drift de um automóvel elétrico, de ter batido um recorde de altitude e de ter atingido a maior velocidade dentro de um edifício, o veículo da marca alemã entrou pela quarta vez no Guinness World Records com o maior número de donuts (ou piões) no gelo feito por um automóvel de motorização elétrica.

Ao todo, foram feitos 69 donuts sem parar em cima de um lago gelado com o dobro do tamanho do automóvel.

A proeza, que de fácil pouco tem, foi alcançada com um Porsche Taycan com pneus de inverno conduzido pelo duplo profissional e piloto de testes Terry Grant, em fevereiro de 2022, durante a ROC Race of Champions em Pite Havsbad, na Suécia.

As tentativas e o momento em que finalmente o recorde é anunciado podem ser vistos no vídeo em inglês partilhado pela ROC:

O recorde não foi alcançado com facilidade. Por causa dos sensores de segurança presentes no elétrico, houve momentos em que o veículo se desligava de repente. Isto acontecia porque, como explica Terry Grant no vídeo, sempre que os sensores ficam com neve, o Porsche Taycan assumia que tinha acontecido um acidente e parava.

À medida que o dia passava e que as tentativas em cima do gelo iam acontecendo, os pneus de inverno escavaram o gelo, algo que também dificultou a tarefa de Terry Grant que não tinha tanto controlo do automóvel no piso irregular.

Apesar dos obstáculos, o recorde ficou registado e, até ao momento, o elétrico Porsche Taycan está no Guinness World Records como sendo o veículo elétrico que fez mais donuts em piso gelado.

(Fotos: ROC Race of Champions e captura)

Continuar a ler
Home
Novos radares em Lisboa dia 01 de junho. Sabe aqui onde estão
Cuidado com o calor. Vêm aí máximas de 35 graus!
Sabias que há cidades que podem contribuir para a tua saúde?