Fantástico

Honda Shogo melhora os dias das crianças internadas em hospitais

Veículo elétrico pensado para crianças dos 4 aos 9 anos tem como objetivo oferecer alegria e conforto aos pacientes mais novos nos hospitais
Texto

Uma estadia não planeada num hospital é algo que raramente conseguimos associar a pensamentos positivos, especialmente quando essa estadia envolve crianças. A Honda da América do Norte também pensa da mesma forma e tem vindo a desenvolver sistemas que tentam, de alguma forma, melhorar a experiência de um internamento hospitalar.

A última ideia é o Shogo, um pequeno veículo elétrico destinado a crianças e projetado para um ambiente hospitalar que pretende oferecer uma maior dose de conforto e alegria aos pacientes mais jovens enquanto estes estão hospitalizados.

O stress e a ansiedade derivada de um momento deste género foram o ponto de partida para os engenheiros da Honda no desenvolvimento deste novo modelo que dá continuidade ao Project Courage, focado em explorar o impacto que o divertimento e a boa disposição podem ter numa criança hospitalizada.

O pequeno veículo elétrico da Honda tem um tamanho adequado a crianças dos 4 aos 9 anos e o seu desenho foi pensado para o transporte de crianças nos corredores de hospitais e as suas mais variadas áreas. O volante inclui os comandos em que é possível optar pela direção do movimento e a velocidade é ajustável entre 1,6 km/h e os 8 km/h, controlados através de um comando com fio, que é usado por enfermeiros ou familiares.

Para facilitar o acesso e a sua utilização, o Shogo não tem portas e o assento está colocado mesmo ao centro, uma vez que a sua utilização será sempre individual. Todos os comandos têm um toque suave, sem qualquer aresta e nem sequer ficaram esquecidos os suportes para copos ou um pequeno balde para os brinquedos que as crianças gostem de ter sempre por perto. O suporte traseiro destinado à matrícula permite que cada uma das crianças o personalize com o seu nome e até a buzina conta com diversos sons diferentes.

No lado mais “sério” do Shogo está o facto de também ter sido desenvolvido com materiais que permitem uma limpeza e desinfeção profunda sempre que necessário e na parte de trás deste veículo elétrico está uma barra destinada a equipamentos hospitalares e uma outra que permite empurrar o pequeno veículo manualmente.

A primeira unidade hospitalar a receber o Shogo é o CHOC (Children’s Health of Orange County), um hospital pediátrico da Califórnia, que tem vindo a colaborar com a Honda há já alguns anos em diversos outros projetos.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente