Fantástico

Cortina ou estore: Porsche com teto panorâmico de cristais líquidos regulável

Sistema elétrico possível de encomendar com o modelo elétrico permite optar por diferentes graus de opacidade
Texto
Teto panorâmico do Porsche Taycan funciona com cristais líquidos
Teto panorâmico do Porsche Taycan funciona com cristais líquidos

Um teto panorâmico com cristais líquidos que passa de opaco a semi-opaco ou a totalmente transparente com um simpres toque no painel de comandos? Sim, existe e a Porsche disponibiliza-o como opcional em todas as versões do elétrico Taycan.

Branco mate quando se encontra desligado, o teto panorâmico com controlo de luz variável faz-se notar assim que o Taycan inicia a marcha, passando para o modo que está pré-selecionado em memória.

Teto panorâmico em modo opaco - AWAY
Teto panorâmico em modo opaco

Depois é só escolher através do ecrã tátil o modo que mais se adequa ao tempo que faz lá fora ou ao nosso estado de espírito. Se o objetivo for deixar o sol entrar, pode optar-se entre dois modos semi-opacos (Semi e Bold) ou então remover todas as barreiras à luz com o modo totalmente transparente.

O inovador sistema da Porsche para o qual foram necessários 10 anos de investigação e aperfeiçoamento, permite ainda utilizar a função “cortina”, capaz de proteger a luz da frente para trás, como se de um estore de rolo se tratasse.

Teto panorâmico em modo semi-opaco - AWAY
Teto panorâmico em modo semi-opaco

O segredo da eficácia do sistema que, de acordo com a Porsche, é capaz de assegurar um ambiente a bordo mais fresco do que com qualquer cortina de tejadilho disponível, está no seu desenho em camadas.

No total são sete, sendo que o núcleo apresenta uma matriz polimérica com uma camada condutora em ambos os lados, referida como óxido de estanho e índio. Na ausência de tensão entre estas camadas a matriz é mate, mas, se a tensão estiver ativa, os cristais líquidos reordenam-se e proporcionam uma maior claridade.

Teto panorâmico em modo transparente - AWAY
Teto panorâmico em modo transparente

Um revestimento em prata na camada exterior reflete o calor do sol, ao passo que a camada interior tem um efeito isolante.

Quanto ao padrão que o teto adota quando selecionado um dos modos semi-opaco, foi inspirado na luz de stop central. “Inicialmente pensámos em listras simples e rectas, mas ficava um pouco esquisito, refere Stephan Wetzel, especialista em vidros para automóveis na Porsche.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”