Sustentabilidade

Ténis sustentáveis produzidos em Portugal com borras de café Nespresso

Parceria entre Nespresso e Zèta resultou numa coleção de ténis produzidos com couro vegan com borras de café
Texto

A reciclagem é um passo importante para tornar as nossas ações mais sustentáveis e diminuir o impacto da utilização de matérias-primas virgens. A pensar nisso e com o objetivo de dar uma nova vida às borras de café, a Nespresso fez uma parceria com a empresa francesa de moda sustentável Zèta para desenvolver os primeiros ténis do mercado com borras de café, os Re:Ground.

À partida, o conceito pode parecer estranho: como é que as borras de café podem transformar-se num par de sapatos? Simplificando um processo que não é de todo simples, incorpora-se o café no couro vegan.

Cada par dos ténis Re:Ground contém borras de café de 12 chávenas de expresso que vêm do programa de reciclagem de cápsulas da Nespresso. O couro usado, que foi desenvolvido pela empresa portuguesa Tintex e demorou oito meses a ser criado, é integrado na parte superior dos sapatos e nas solas.

Não é só a utilização de borras de café que torna estes ténis mais sustentáveis. Estes são produzidos com 80% de materiais reciclados e sustentáveis, como plásticos do Mediterrâneo, cortiça, borracha e látex.

Apesar de terem design francês, os ténis são produzidos em Portugal, pela Rubis.

Esta coleção cápsula, que tem por base os princípios do desperdício zero e do ecodesign, é composta por três modelos, batizados em honra das cápsulas da marca de café. Todos os modelos são brancos com o logo preto e o que varia é a sola: o modelo Latte tem sola branca, o Cappucino, sola bege, e o Ristretto surge com a sola castanha.

Os ténis Re:Ground estão disponíveis no site da Zèta enquanto houver stock disponível. A marca francesa apenas faz envios para a Europa de forma a evitar que o percurso dos produtos seja muito longo e tenha uma grande pegada ecológica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal