Fantástico

Astronautas da missão Artemis vão de elétrico para zona de lançamento

NASA contratou a startup de mobilidade elétrica Canoo para criar o Veículo de Transporte de Tripulação para missão lunar
Texto
Canoo e NASA juntas pela missão Artemis (Foto: Canoo)
Canoo e NASA juntas pela missão Artemis (Foto: Canoo)

Os astronautas que vão fazer parte da exploração lunar Artemis vão para a zona de lançamento de veículo elétrico. A NASA escolheu a startup americana de mobilidade elétrica Canoo para desenvolver os Veículos de Transporte de Tripulação para levar os astronautas da missão Artemis até à zona de lançamento.

Os novos veículos, que terão de ser entregues até junho de 2023, terão por base o modelo minivan da Canoo, mas serão redesenhados tendo em consideração alguns elementos importantes para a missão. Dentro do habitáculo, é essencial que haja espaço para o transporte dos astronautas já com os seus fatos, assim como para a equipa de apoio de voo e equipamento.

Interior da Canoo Minivan

Sendo a Canoo uma empresa tecnológica focada em desenvolver opções de mobilidade sem emissões, os veículos para a NASA serão 100% elétricos e terão por base a plataforma universal usada também nos três modelos da marca já apresentados.

Em comunicado, o CEO da Canoo, Tony Aquila, mostra-se satisfeito com a oportunidade, acrescentando que “A seleção da nossa tecnologia inovadora por parte da NASA para levar uma equipa diversa de astronautas americanos até à lua demonstra um grande compromisso com o transporte sustentável".

Missão Artemis (Foto: AP/John Raoux)

Os veículos elétricos para a missão Artemis serão construídos na região Centro-Oeste dos Estados Unidos, numa microfábrica da empresa em Oklahoma que deverá começar a operar no final de 2022.

A missão Artemis tem chamado a atenção de muita gente já que, caso tenha sucesso, vai ser a primeira vez em cerca de 50 anos que o homem vai voltar a pisar a superfície lunar. Espera-se que o lançamento da missão ocorra entre 2024 e 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas