O elétrico Nissan Ariya está prestes a partir à aventura, percorrendo 27 mil quilómetros do Pólo Norte ao Pólo Sul. A um mês de arrancar, a marca nipónica deu a conhecer a versão melhorada para os ambientes extremos e explicou como vai alimentar o elétrico numa zona sem carregadores: com painéis solares e turbinas eólicas portáteis.
Para percorrer os milhares de quilómetros de zonas cobertas de gelo e neve, áreas desérticas com dunas e montanhas íngremes, o crossover teve de sofrer pequenas mudanças para garantir que a viagem era feita com o máximo de segurança possível.
Do veículo que já conhecemos, manteve-se a bateria, a motorização e a tecnologia e-4ORCE que garante controlo em todas as rodas de forma a mostrar-se a versatilidade do elétrico Nissan Ariya. As diferenças que mais facilmente se identificam são os pneus que passaram a ser de 39 polegadas e a suspensão que garantem melhor estabilidade na aventura.
Há ainda um novo extra propositadamente instalado para Chris Ramsey, a primeira pessoa a completar o Rally da Mongólia num automóvel elétrico e quem vai agora atrás do volante nesta aventura que contará também com a participação da sua mulher, Julie. Apaixonado por café, foi instalada uma máquina expresso no habitáculo carregada com café sustentável.
Energias eólica e solar vão carregar o Nissan Ariya no percurso
Um dos pontos mais interessantes da viagem vai ser o carregamento e a solução encontrada para garantir que ninguém fica apeado numa zona onde, na verdade, não existem carregadores para veículos elétricos.
Uma unidade de energias renováveis rebocável vai acompanhar a equipa ao longo dos 27 mil quilómetros e gerar energia suficiente para que o crossover elétrico da Nissan chegue ao seu destino.
O protótipo inclui turbinas eólicas e painéis solares leves e portáteis que vão tirar partido dos ventos fortes e das horas longas de sol para dar energia ao Nissan Ariya enquanto as equipas descansam.