Fantástico

Ken Block com novo vídeo Gymkhana, desta vez num Audi elétrico em Las Vegas

Piloto de drift dá espetáculo nas ruas de Las Vegas, onde as únicas emissões produzidas foram provenientes da muita borracha queimada
Texto

Quando Ken Block se propõe a fazer um vídeo da série Gymkhana já sabemos que é sucesso garantido. Mas desta vez, para além da ação ter lugar em Las Vegas, há uma outra surpresa – a escolha do modelo. É totalmente elétrico (uma estreia), é da Audi e foi especialmente desenvolvido para este propósito.

Depois de vários anos ligado à Ford, o piloto de ralis e drift associou-se mais recentemente à Audi. Já o tínhamos visto fazer algumas “brincadeiras” em modelos elétricos da marca alemã, mas nunca um filme da série Gymkhana. Pois ele aí está!

Ao volante do protótipo Audi S1 Hoonitron – um exemplar único criado pela Audi Sport com o envolvimento do próprio Ken Block – o piloto americano faz peões, curvas apertadas, saltos e outras acrobacias pelas ruas de uma Las Vegas praticamente deserta.

E pensarmos que esta é uma das capitais do jogo a nível mundial, onde os casinos estão abertos 24 horas e as ruas se encontram habitualmente repletas de gente.

Ken Block em drift com o Audi S1 Hoonitron - AWAY
Ken Block dá espetáculo com o Audi S1 Hoonitron

Neste novo vídeo, em que o termo Gymkhana dá lugar a Electrikhana – lembro que é usado um automóvel elétrico pela primeira vez – Ken Block não desilude no que à espetacularidade diz respeito.

É vê-lo a derrapar em plena strip, a fazer piões à entrada de um hotel ou à volta de um ring de boxe, e a dar saltos dentro de um parque de estacionamento. Aqui e ali vão aparecendo alguns modelos lendários da Audi, como o quattro Grupo B A2 de 1984 e até Tom Kristensen, o multivencedor das 24 Horas de Le Mans, faz uma “perninha”.

Tom Kristensen com Ken Block - AWAY
Tom Kristensen (esq.) com Ken Block (dir.)

Há emoção para todos os gostos neste filme onde a estrela é o S1 Hoonitron e sobre o qual a Audi não se adianta em pormenores técnicos. Apenas sabemos que tem dois motores elétricos, tração integral e chassis em fibra de carbono. E, pelos vistos, potência não lhe falta.

A dúvida que fica é quantos jogos de pneus Toyo terão sido gastos entre testes e filme final. A avaliar pelo fumo que vemos no filme, muitos certamente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabias que 1 em cada 4 EV utilizam baterias da Coreia do Sul?
Preço da gasolina e do gasóleo desce na próxima segunda-feira. Vê aqui
Autocarro português a hidrogénio está a chegar à Europa