Fantástico

Hiperdesportivo elétrico Pininfarina Battista bate todos os recordes

Supermáquina de fabrico italiano é a mais rápida a acelerar e é também uma recordista quando o desafio é parar
Texto

O automóvel de produção mais rápido do mundo na aceleração dos 0 aos 100 km/h e na aceleração dos 0 aos 200 km/h. É através deste cartão de visita que ficamos a conhecer melhor o Pininfarina Battista, um hiperdesportivo elétrico que aos recordes acima acrescenta mais um, apenas reservado a automóveis 100 por cento alimentados a energia elétrica.

O construtor italiano Pininfarina divulgou os três recordes oficiais do seu modelo no âmbito de uma demonstração dinâmica realizada no autódromo do Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos. E não, não é engano, são mesmo três os recordes que alcançou.

Pininfarina Battista - AWAY
Pininfarina Battista

Aos números impressionantes conseguidos pelo Battista no domínio da aceleração – 0 aos 100 km/h em 1,86 segundos e 0 aos 200 km/h em 4,75 segundos – o hiperdesportivo junta um outro recorde mundial entre automóveis elétricos de produção em série. É o mais rápido na desaceleração dos 100 aos 0 km/h – precisou de apenas 31 metros.

Um nível de performance estonteante que podes apreciar no vídeo que a Pininfarina realizou em ambiente noturno, precisamente no traçado do Dubai Autodrome.

Os responsáveis do construtor italiano salientam que os resultados obtidos por este “monstro” equipado com quatro motores elétricos são resultado da eficácia do sistema de travagem em carbono e cerâmica, em conjunto com uma distribuição de peso otimizada e um baixo centro de gravidade.

Com 1900 cv, o Pininfarina Battista é o automóvel de fabrico italiano mais potente alguma vez produzido. Atinge uma velocidade máxima de 350 km/h e oferece aos seus exclusivos proprietários uma autonomia de até 476 km.

Vão ser produzidas apenas 150 unidades deste hiperdesportivo elétrico, que será comercializado por um preço condizente com as suas elevadas prestações – nada menos do que (a partir de) 2,2 milhões de euros, acrescidos de impostos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano