Fantástico

Carros autónomos? Esta trotinete elétrica já anda sozinha

Criada pela Nio e pela Layer, a trotinete elétrica Pal utiliza inteligência artificial e é controlada por voz
Texto

Os veículos do futuro podem vir a ser autónomos, mas e se a trotinetes também? A Nio, fabricante de automóveis elétricos chinês, e a agência criativa Layer juntaram-se e desenvolveram aquilo a que chamam um conceito próximo do futuro: uma trotinete elétrica com inteligência artificial.

A Pal é uma trotinete inteligente criada com o objetivo de ser mais uma solução flexível para aliviar o trânsito das grandes cidades e facilitar as deslocações do dia a dia. Ainda assim, as duas empresas por trás do projeto quiseram ir um bocadinho mais longe.

Trotinete elétrica Pal - AWAY
Trotinete elétrica Pal aprende com o utilizador (foto: Layer)

Uma aplicação de telemóvel que inclui o sistema de inteligência artificial Nomi, criado pela Nio, conecta com a trotinete e vai ficando a conhecer as rotas preferidas do utilizador. Eventualmente, graças à informação recolhida, a trotinete leve a pessoa de forma autónoma até ao destino.

A trotinete elétrica é controlada através de um auricular Bluetooth conectado à aplicação. No fundo, funciona quase como uma Siri ou uma Alexa. Quem está em cima da Pal usa comandos de voz e faz questões e a aplicação responde. Desta forma pode-se saber quanto tempo falta para chegar ao destino, qual a melhor rota ou até quanta bateria ainda está disponível.

Esta trotinete também não se usa da mesma forma que outras. Para a controlar, mexe-se o corpo. Inclinas-te para a frente para que ande; para trás para que abrande e para mudar de direção, é mexer o corpo para esquerda ou direita. Um pouco como a Halfbike.

O design também não deixa ninguém indiferente. Tem uma plataforma larga, quase semelhante à de uma longboard, um guiador fino com um pequeno display e um relevo na coluna frontal onde está a bateria amovível e onde dá também para colocar alguns dos acessórios, como uma mochila ou um cesto.

Trotinete elétrica Pal - AWAY
Aplicação da Pal pode ser usada com comandos de voz (foto: Layer)

É também dobrável de forma a que caiba facilmente na bagageira de um carro ou que possa ser guardada em praticamente qualquer canto livre da casa.

A trotinete elétrica Pal é um protótipo e, por isso, não foram divulgadas informações sobre motorização ou autonomia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente