Fantástico

Thundertruck: a pick-up elétrica solar que parece saída de um filme de Hollywood

Este veículo concetual criado por uma agência criativa americana foi pensado para quem gosta de aventura, mas quer uma pick-up sustentável
Texto

Durante a quarentena por causa do Covid-19, nasceram novos hobbies, novos projetos e novas empresas. E foi durante a quarentena que a Wolfgang LA, uma agência criativa de publicidade sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, começou a idealizar e a projetar uma pick-up elétrica solar que parece saída de um dos filmes do Batman: a Thundertruck.

As linhas são direitas e o design lembra o do Cybertruck da Tesla, mas, ao contrário da pick-up da empresa americana, o veículo elétrico Thundertruck tem o apoio da energia solar para carregar a bateria.

De acordo com a Wolfgang LA, é difícil encontrar carregadores elétricos no meio do deserto. Por outro lado, o sol é abundante. No tejadilho da pick-up está um toldo solar que lembra uma asa de um morcego e que facilmente se fecha quando não está a funcionar. Ele tem a capacidade de carregar a bateria do veículo quando este está parado, aumentando assim a sua autonomia.

De certa forma, o Thundertruck é uma proposta arrojada para um veículo elétrico e está longe de ser para todos. O design inovador inclui uma zona de carga ampla com degraus e rampa para fácil acesso, uma tenda integrada no tejadilho para acampar, uma gaveta lateral que pode funcionar como cozinha ou frigorífico e até um drone que permite ter uma imagem 3D da zona circundante. Para além disso, a Wolfgang propõe uma versão de 6x6, com mais autonomia e melhor performance.

As especificações também são bastante atrativas, com uma bateria de 180 kWh que lhe dão uma autonomia de 644 quilómetros com apenas uma carga. As especificações referem ainda que vai dos zero aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos graças aos 800 cavalos de potência. A versão 6x6 propõe uma bateria de 300 kWh e uma autonomia de 900 quilómetros.

Infelizmente, por enquanto, a pick-up é apenas um modelo 3D e uma lista de especificações, e, apesar da empresa referir que já tem possíveis investidores e um potencial parceiro para produção, ainda não há informações concretas sobre a sua chegada ao mercado.

(Fotos: captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”