Fantástico

No Reino Unido passam a ser proibidas matrículas alusivas à guerra ou Putin

As combinações de letras e números nas matrículas em Inglaterra, tal como em Portugal, podem trazer problemas… agora há mais um
Texto
Matrículas personalizadas
Matrículas personalizadas

Provavelmente sabes que em Portugal existe o cuidado por parte do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes em não permitir combinações de letras e números na matrícula que possam ser ofensivos.

Em Portugal, sempre que se altera a combinação (como ocorreu há dois anos) não faltam casos de impedimento, como por exemplo RA00BO, PI11LA ou PU11TA, para citar alguns exemplos.

Mas, ao contrário de Portugal há países onde podes comprar ou personalizar a matrícula conforme desejares, respeitando apenas algumas regras.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é frequente veres matrículas com o nome ou nickname do proprietário, tipo SHKIRA ou TYSON, entre outros. Já na Europa há um país que se destaca pela facilidade em obter matrículas personalizadas: o Reino Unido.

Em terras de Sua Majestade não só podes “comprar” a matrícula e personaliza-la, quase a teu gosto, registando na DVLA (Driver and Vehicle Licensing Agency - Departamento de licenciamento de veículos e condutores), como podes inclusive entrar em leilões para ficares com uma matrícula, do tipo FUN 22U ou GRE 8TT.

A DVLA, tal como o IMT tem o cuidado de impedir combinações “que possam ser consideradas ofensivas, embaraçosas ou de manifesto mau gosto” - pode ler-se nas informações de registo inglesas, ou seja, tendencialmente ordinárias como F22 CKK ou BA22 ARD.

Quando ocorre um evento mundial, como é o caso da Covid-19 impede também licenças como por exemplo CO22 RNA, CO22 VD e até impede alusão a drogas como HA22 SH, entre outras.

Recentemente a DVLA teve um problema inesperado. É que de repente surgiram pedidos de registo alusivos à guerra na Ucrânia. E teve de agir de imediato para impedir matrículas como PUT 11N ou GO22 WAR, entre outras.

São muito imaginativos os ingleses… e sempre atentos!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal