Fantástico

Incrível: Carro-avião tem finalmente autorização para voar mas só com brevet

AirCar da empresa eslovaca Klein Vision estava em testes desde junho do ano passado
Texto

É real! Apesar de insólito e incrível, se olhares para o céu e de repente vires um carro a voar não estranhes. Pode ser o incrível AirCar da empresa eslovaca Klein Vision, que finalmente obteve licença para voar, embora, como refere a empresa em comunicado, seja necessário carta de condução e, ao mesmo tempo, brevet de piloto.

Este inovador veículo carro-avião, com asas e cauda completamente retrátil, está cada vez mais perto de entrar em linha de produção. Depois do voo e viagem interurbana inaugural com uma duração de 35 minutos, realizado em junho de 2021 entre as cidades eslovacas de Nitra e a capital Bratislava (vídeo que mostramos no início), tem feito mais vários voos experimentais, mas ainda falta a aprovação final da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação).

Mais de 60 horas de voo e 200 aterragens com sucesso no aeroporto de Bratislava conferem segurança ao projeto

Patenteado pela empresa Klein Vision, do seu fundador e inventor Stefan Klein, o AirCar impressiona pela forma como, em menos de três minutos, passa do modo avião a um automóvel de linhas desportivas, apto a circular nas estradas públicas.

Abaixo vídeo do anúncio da licença (com mais de 200 voos):

"A transição automatizada do veículo rodoviário para um veículo aéreo e vice-versa, ao expor/retrair as asas e cauda, não é apenas o resultado de um entusiasmo pioneiro, espírito inovador e coragem. É um resultado de excelente engenharia e conhecimento técnico”, destacam responsáveis em comunicado.

Equipado com um motor BMW de 160 cavalos, o protótipo existente atinge uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h. O modelo de pré-produção AirCar 2, irá contar com um motor de 300 cavalos, do qual se espera ser capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h (162 nós) e uma autonomia superior a mil quilómetros.

"O AirCar já não é apenas uma prova de conceito. Voar a 8200 pés, a uma velocidade de 100 nós, transformou a ficção científica em realidade", concluiu Anton Zajac, cofundador da Klein Vision, em comunicado.

Parte menos boa deste veículo?

De momento, apenas pode ser atestado com combustível normal (o que o torna versátil de utilizar em qualquer lado do mundo), mas a ideia dos fundadores passa também por utilizar biocombustíveis e evoluir para uma versão elétrica a médio prazo.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano