Fantástico

Nem o caldo de ramen sai da taça! Tecnologia inovadora garante estabilidade

Projeto original da Nissan mostra como sistema e-4ORCE permite garantir máxima suavidade e estabilidade nas deslocações
Texto
Sistema e-4ORCE da Nissan
Sistema e-4ORCE da Nissan

E se o sistema de controlo de movimento de um automóvel permitisse também criar um robot de entregas tão estável que nem o caldo do ramen sai da taça? Esta é a proposta da Nissan com a nova tecnologia e-4ORCE que será estreada no Ariya, o novo crossover elétrico, que deverá chegar a Portugal já no verão.

Esta tecnologia que permite gerir com precisão o desempenho da potência e da travagem parece que não funciona simplesmente na estrada, mas também em cima de um balcão.

Para demonstrar a estabilidade do sistema, engenheiros da Nissan trabalharam no projeto “Nissan e-4ORCE Balcão Ramen”, criando um tabuleiro que utiliza o e-4ORCE para entregar ramen, um prato tradicional japonês, de forma rápida e sem qualquer salpico.

Vê no vídeo como correram estas entregas de ramen:

O sistema e-4ORCE vai chegar às estradas com o elétrico Nissan Ariya. É a mais avançada tecnologia de controlo integral da Nissan e recorre a motores elétricos duplos para garantir o maior conforto aos ocupantes do veículo.

Mesmo em caso de paragens mais bruscas, a tecnologia minimiza o desconforto através da travagem regenerativa, garantindo que os ocupantes não fazem movimentos involuntários.

Nissan Ariya

O e-4ORCE foi criado para aumentar a confiança do condutor e permitir que mantenha o mesmo estilo de condução independentemente da estrada. Mesmo em condições atmosféricas menos favoráveis, como em caso de chuva ou neve, a tecnologia garante a estabilidade, evitando possíveis correções de direção.

Esta não é a primeira vez que o sistema e-4ORCE é utilizado fora de estradas, tendo sido instalado no protótipo de veículo lunar da marca japonesa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias