Fantástico

Um OVNI? Mais uma de Elon Musk? Não! Um balão espião chinês no céu dos EUA

Olhem para o céu. Nunca se sabe quando passa um balão espião por cima das nossas cabeças
Texto
Balão espião chinês (foto: captura Twitter @ckdoak)
Balão espião chinês (foto: captura Twitter @ckdoak)

Chase Doak estava a preparar-se para sair para o trabalho quando olha para os céus e vê um estranho objeto. Seria um OVNI (Objeto Voador Não-Identificado) alienígena? Algum novo satélite ou outra invenção de Elon Musk? Nada disso! Afinal era um balão espião chinês a sobrevoar os ceús norte-americanos.

De acordo com a Reuters o Pentágono afirmou que foi detetado um balão espião, que se supõe ser chinês, a sobrevoar o céu de Billings, no Estado do Montana, nos Estados Unidos da América. A China está a “verificar” a situação.

O vídeo publicado no Twitter, da autoria de Chase Doak, surgiu devido à curiosidade, mas não só. "Apenas alguns minutos antes, eu tinha visto notícias sobre algumas restrições do espaço aéreo aqui em Billings, então pensei que era um pouco suspeito", afirmou Doak à Reuters.

"Não vou mentir. Primeiro, pensei que fosse um #ufo. Depois, pensei que era @elonmusk em um cenário de cosplay do Mágico de Oz. Mas era apenas um normal balão espião chinês!" afirmou Doak no Twitter.

Informações do departamento de Defesa norte-americano, citado pela Reuters, revelam de que este balão poderá ter a dimensão de três autocarros e voar na estratosfera por cima das rotas dos aviões comerciais.

China nega violação de espaço aéreo

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, citado pela Reuters, disse que Pequim não tem intenção de violar o território terrestre e o espaço aéreo de qualquer país soberano. A própria China sempre reclamou da alegada vigilância dos Estados Unidos, incluindo a implantação de navios ou aviões perto de exercícios militares chineses.

Entretanto os Estados Unidos assumiram a "custódia" do balão quando ele entrou no espaço aéreo dos EUA e vão investigar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel