Fantástico

Supermoto de água elétrica Valo Hyperfoil eleva-se no ar e supera 90 km/h

Moto de água com hidrofólios permite uma experiência única para quem gosta de cortar ondas
Texto

De há uns tempos para cá, temos visto cada vez mais veículos aquáticos a surgirem com hidrofólios. Depois do anfíbio elétrico Trident LS-1 ou o barco híbrido elétrico e a hidrogénio SeaBubble, surge uma moto de água elétrica que também voa sobre a água.

A Valo Hyperfoil é uma nova proposta da startup californiana Boundary Layer Technologies que promete muitos momentos de diversão para os amantes de água e de velocidade.

Valo Hyperfoil - AWAY
Hidrofólios ajudam a elevar da água

Descrita como um veículo elétrico de alta performance e semiautomático, a Valo vem com hidrofólios que, aliados a um sistema de estabilidade ativa e um software de controlo de voo, garantem uma experiência na água diferente de qualquer outra moto de água, mesmo que elétrica.

Por navegar acima da água, mais concretamente a cerca de 60 cm, as ondas não atrapalham enquanto se anda e a água não levanta com a passagem do veículo aquático.

Valo Hyperfoil - AWAY
Valo anda a 60 cm da água

Uma particularidade dos hidrofólios na Valo é o facto de serem retráteis de forma que seja fácil transportar a moto quando esta não está na água.

Um motor 100% elétrico com potência de 80 kw (108 cavalos) permite que atinja a velocidade máxima de 93 km/h.

Em termos de autonomia, a moto de água percorre até 107 km à velocidade de 64 km/h. Para carregar, demora três horas para chegar aos 95% utilizando um carregado de automóvel de nível 2 de 240v.

Valo Hyperfoil - AWAY
Moto de água tem autonomia para 107 km

O primeiro protótipo está praticamente pronto e a empresa por trás da Valo espera ter as primeiras unidades para testes já em fevereiro do próximo ano. 2024 será o ano de lançamento oficial. O preço deverá começar nos 59 mil dólares (cerca de 55,6 mil euros).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente