Fantástico

O que faz um robot tipo Transformers nos caminhos de ferro do Japão?

Uma empresa japonesa levou muito a sério a personalização do seu robot de serviço
Texto

Não sabemos se é um ágil Autobot ou um poderoso Decepticon, mas há um incrível robot elétrico, muito semelhante aos Transformers, ao serviço da West Japan Rail Company (JR West).

Ao contrário das personagens dos livros criados por Takara Hasbro e massificados pela máquina cinematográfica do universo Marvel, este “Transformer” é na verdade um protótipo de um robot capaz de executar tarefas que poderiam colocar em perigo funcionários humanos.

De acordo com o comunicado de imprensa da JR West, este robot é uma impressionante máquina capaz de levantar peças de elevado peso e realizar soldaduras em zonas de elevada complexidade ou perigo, como por exemplo cabos de alta tensão por onde passam os comboios elétricos.

O robot, operada à distância por um funcionário com recurso a tecnologia virtual, permite assim que nenhum funcionário tenha que arriscar mais do que o necessário no seu dia a dia para assegurar a manutenção das linhas.

Vê aqui o vídeo da divulgação

Este autêntico super funcionário não vem do espaço mas foi criado no Japão e o vídeo acima mostra-o a executar tarefas com elevada destreza com os seus braços mecanizados.

Para a empresa japonesa o objetivo por detrás deste projeto é a segurança dos funcionários! A chegada ao mercado está prevista para 2024, se os Decepticons não o descobrirem entretanto…

(Fotos: JR-West/Captura Twitter/Fotomontagem)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”