Fantástico

Histórico Renault 4L faz 60 anos e recebe proposta especial de designer francês

A Renault juntou-se ao designer Mathieu Lehanneur com o objetivo de criar uma versão muito especial do seu modelo sexagenário
PUB

Este é o ano em que se estão a comemorar 60 anos de existência do icónico Renault 4L, mas também as mais de oito milhões de unidades vendidas em cerca de 100 países ao longo de 30 anos.

Para assinalar este momento a Renault organizou um conjunto de eventos, nos quais foi dada a oportunidade de conduzir algumas das versões mais históricas deste modelo e outras, que, entretanto, foram equipadas com uma motorização totalmente elétrica.

PUB

No seu espaço dos Champs-Elysées, em Paris, o Atelier Renault, foi organizada uma exposição com a história do Renault 4L, com a presença de cerca de 30 edições diferentes deste modelo, desde as mais comuns às mais originais.

PUB

No âmbito destas comemorações, a Renault juntou-se também ao designer Mathieu Lehanneur, com o objetivo de criar uma versão muito especial do Renault 4L e o resultado é realmente fantástico e original. Foi batizado com o nome Suite Renault Nº4 e é uma espécie de suite de hotel nómada, com um ambiente de simplicidade e pureza, mas que também dá prioridade à eficiência e à espontaneidade.

PUB

O tamanho da Suite Renault nº4 é muito semelhante ao Renault 4L que todos conhecemos, mas a parte de trás deste modelo viu a carroçaria substituída por uma espécie de bolha construída com janelas de policarbonato, que proporcionam uma transparência e iluminação ao nível do vidro. Na parte de cima, os painéis solares transparentes deixam passar a luz para o interior, mas também ajudam a carregar a bateria do carro que é agora 100 por cento elétrico.

A secção dianteira mantém os tradicionais grupos óticos e grelha dianteira e a carroçaria conta com três camadas de tinta, com o objetivo de aproximar o tom do aspeto mineral do cimento. A bordo os assentos e o tablier são forrados em veludo e contam com um tom amarelo bastante enérgico, enquanto na traseira o ambiente é bem mais descontraído.

Na zona da “suite”, há diversos componentes forrados com o tipo de malha Chenille, mais espesso e com nervuras, mas também com alguns acessórios que lhe conferem um visual mais robusto em conjunto com alguns travesseiros e almofadas. Há ainda um assento de madeira que se pode deslizar para o exterior como se fosse uma gaveta e servir de assentos no exterior, que são protegidos pela porta traseira, quando esta está aberta. Tal como no 4L original, todos os materiais foram produzidos em França, por artesãos parisienses.

PUB
Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados