Fantástico

Um veículo elétrico, autónomo e que limpa o ar? Pode chegar em 2023

O Airo é um concept car não poluente que, graças a um filtro HEPA, ajuda a eliminar a poluição atmosférica
Texto

E se o automóvel do futuro, mais do que não poluir, for capaz de limpar o ar? É essa a proposta criada pelo estúdio de design e arquitetura londrino Heatherwick Studio para a IM Motors, uma marca de veículos elétricos do maior construtor chinês, o grupo SAIC. O Airo, como foi batizado, é um concept car 100% elétrico, com a opção de condução autónoma, e um extra único.

Carros elétricos e autónomos estão longe de ser um conceito novo. Várias marcas têm apresentado protótipos em que a condução autónoma ganha destaque, assim como a motorização sem emissões. O que distingue o Airo de os outros veículos futuristas é o facto de ter sido pensado para, mais do que não poluir, ajudar a eliminar a poluição da atmosfera.

A questão agora pode ser: como é que um simples veículo pode limpar o ar? O Airo vem equipado com um sistema de filtros HEPA que vai purificando o ar durante as viagens. Assim, andar de carro passa a ser um ato que apoia o ambiente, em vez de simplesmente deixar uma pegada negativa no mundo.

O Airo apresenta um design fora do comum. As ondulações que marcam o exterior foram desenhadas tendo em mente o fluxo de ar à volta do veículo quando este está em andamento. O vidro ganha destaque tanto nas portas como no tejadilho, sendo que com apenas um toque num botão é possível torná-lo opaco para garantir maior privacidade.

O interior foi pensado para ser usado em qualquer altura do dia, mesmo quando se está estacionado. A versatilidade foi a palavra-chave e, por isso, o interior do veículo pode ser facilmente adaptado, deixando rapidamente de parecer um carro convencional para assemelhar-se a uma pequena sala de estar, graças a uma mesa dobrável que está no centrou, ou até a uma zona para dormir que surge quando se rebatem os bancos para se criar uma cama dupla.

Claro, este é um protótipo e dificilmente vamos ver o Airo exatamente como foi idealizado nas estradas. No entanto, o Heatherwick Studio está a trabalhar e a desenvolver o veículo até que ele possa passar para a fase de produção, algo que deverá acontecer em 2023 pelas mãos da IM Motors.

(Fotos cortesia Heatherwick Studio)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”