Fantástico

A fábrica do futuro da Seat tem drones a abastecer linha de produção

Projeto-piloto apresenta drone que voa de forma autónoma e que deverá mover peças para a linha de produção de forma rápida e eficiente
PUB

A Seat está sempre focada na inovação e já tem vários drones e robots a ajudar nas fábricas. Agora apresentou um novo drone que voa entre as linhas de produção na oficina 9 da fábrica de Martorell, em Espanha.

A utilização de um drone é um projeto pioneiro desenvolvido juntamente com o centro tecnológico Eurecat, que pretende explorar a utilização de drones para otimizar o fornecimento logístico.

PUB

Alba Gavilán, responsável de Digital Execution & Delivery no Departamento de Estratégia de Produção explica que o objetivo do projeto é “explorar as vantagens da mobilidade autónoma vertical para libertar espaço no chão e mover peças leves de uma forma mais rápida, limpa e eficiente”, acrescentando que “assim, no futuro, os drones poderiam transferir componentes de forma autónoma diretamente para a linha”.

PUB

O drone que está a ser usado no projeto está programado para voar de forma autónoma e é capaz de se mover pela fábrica graças a um sistema incorporado que deteta os elementos da oficina através de sensores.

PUB

O projeto que ainda está em fase piloto começou em 2019 e já tem 1500 horas de trabalho. Pretende-se, a longo prazo, que haja toda uma frota de drones programada para voar de forma autónoma.

Esta não é a primeira vez que a Seat inova nas suas fábricas. Na Seat Martorell existem outros robôs que se movem pela oficina de forma autónoma, como os veículos guiados automatizados, AGV, os robôs móveis autónomos, AMR, ou o drone ao ar livre para fornecimento de componentes.

Este novo drone que trabalha dentro da fábrica vem complementar o trabalho dos outros robôs, sendo que tem a vantagem de se mover livremente no plano vertical.

Com este novo projeto de inovação, espera-se, mais tarde, conseguir ligar-se a linha de abastecimento de fornecedores próximos da fábrica diretamente à linha de produção, utilizando os drones de interior e de exterior.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados