Painéis solares, a sua eficiência e potencial de utilização na mobilidade sustentável, será um dos temas mais debatidos nos próximos anos e a verdade é que construtores de veículos elétricos como a Sono, Aptera e Lightyear (e até a Toyota com o Mirai) tem apostado em demonstrar as mais valias desta tecnologia.
Até agora a Tesla parecia afastada deste tema, mas será que estava mesmo? Elon Musk já nos habituou a várias surpresas e esta pode bem a vir a ser mais uma. O insólito surgiu numa exposição que decorreu em Hannover, na Alemanha.
A Tesla revelou um reboque com extensor de energia solar, onde está incorporado um terminal de internet via satélite SpaceX Starlink, que pode antecipar algo para muito em breve.
Sem dar muitos mais pormenores (algo típico nas empresas de Musk), a estrutura mostra um conjunto de três painéis (dois retráteis) instalados num reboque, naquilo que parece um exercício apenas para a exibição.
Para já especula-se que este trailer extensor de energia tem uma capacidade fotovoltaica por painel de 300W o que poderia antecipar uma saída de potência inferior a 3 kW. Parece pouco? No Tesla Model 3 pode significar cerca de 80 quilómetros de autonomia extra.
Poderá apenas ser um chamariz no salão? Pode. Mas também houve muitos que duvidaram que o Cybertruck viria a ser real…
Tesla is at the "IdeenExpo" in Hannover.
— Tesla_Adri (@tesla_adri) July 4, 2022
They brought a solar range extender trailer with Starlink.
And a Model Y with the 4680 structural battery pack.
Next to the Tesla stand is the VW stand. There are apparently more VW employees at the Tesla stand than Tesla employees. pic.twitter.com/8IHxLI5ukW