Fantástico

Arte Super Pop pela mão de Jeff Koons revela fabuloso BMW Série 8

Serão produzidas apenas 99 unidades deste especial M850i xDrive Gran Coupé. Uma delas será leiloada a favor de uma ONG que se dedica a apoiar crianças
Texto

A feira de arte contemporânea, Frieze, que se realizou em Los Angeles, Estados Unidos, foi o palco escolhido pela BMW para dar a conhecer uma versão muito especial do seu M850i xDrive Gran Coupé, criada pelo artista americano Jeff Koons.

Classificado pelo presidente do conselho de administração da BMW, Oliver Zipse, como uma “escultura rolante” e considerado o projeto de design especial no qual a marca mais se empenhou em toda a sua história, o modelo decorado por Jeff Koons prima, antes de mais, pela exclusividade, já que deste serão produzidas apenas 99 unidades.

O modelo de linhas desportivas decorado ao estilo Pop Art (como, aliás, está bem patente na palavra “POP!!” que vemos aplicada nas laterais da carroçaria) combina onze cores exteriores diferentes, entre as quais azul, prateado, amarelo e preto. Um processo de pintura complexo, cuja conceção prévia implicou um trabalho de mais de 200 horas e que faz com que apenas sejam terminadas quatro unidades por semana.

O interior multicolorido deste M850i xDrive Gran Coupé é composto por materiais de alta qualidade, como couro, e tem a particularidade de a tampa porta-copos conter um emblema da edição especial, bem como a assinatura de Jeff Koons.

Para os bancos, o artista escolheu as cores vermelho e azul que, não só remetem para a unidade de performance da BMW – M – como também para o universo de super-heróis da banda desenhada.

A minha edição da série BMW 8 é o meu carro de sonho! É desportivo e cintilante, bem como minimalista e conceptual. Mal posso esperar para o conduzir”, referiu Jeff Koons, no comunicado da marca.

As linhas vão aumentando desde o capô até ao porta-bagagens, criando uma sensação de movimento para a frente, tal como fazem o 'POP!' e os desenhos de vapor. A cor azul assemelha-se à vastidão do espaço e eu gosto da ideia de este ser um carro global”, acrescentou.

Cada um dos 99 exemplares do “The 8 X Jeff Koons” vem com um certificado de grande formato, que contém o número VIN da unidade em questão e as assinaturas do artista e de Oliver Zipse.

O modelo será exposto ao público no Rockefeller Plaza, em Nova Iorque, cidade onde a 4 de abril a Christie's irá leiloar uma unidade ainda mais especial, com a assinatura de Jeff Koons na tampa da mala. Todas as receitas da maior oferta irão para o International Centre for Missing & Exploited Children, uma ONG com a qual Jeff Koons tem estado pessoalmente envolvido desde há mais de duas décadas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos