Fantástico

Aventura, escalada e novas espécies em Explorer: The Last Tepui no Disney+

Novo documentário no Disney+ acompanha cientista e escaladores enquanto sobem um tepui em busca de novas espécies
Texto

Ainda há muito do mundo para explorar e novas espécies para descobrir. E é isso mesmo que acontece no novo documentário da Disney+, o Explorer: The Last Tepui, que acompanha o escalador profissional Alex Honnold e uma equipa de escaladores da National Geographic liderada por Mark Synnott na missão de levar o biólogo Bruce Means ao topo de um tepui, uma formação rochosa alta em que o topo é plano e que se assemelha a uma ilha no meio das nuvens.

Biólogo Bruce Means e escalador Alex Honnold (foto: National Geographic/Renan Ozturk)

Esta grande aventura representa o trabalho da vida de Bruce Means que durante cerca de 50 anos estudou répteis e anfíbios, descobrindo mais de uma dúzia de novas espécies. Mas havia um sítio que faltava investigar: as paredes das montas.

Por isso, o objetivo desta equipa da National Geographic não é apenas chegar ao topo do tepui – palavra que se traduz para “casa dos deuses”. É procurar novas espécies animais nas paredes íngremes que se estendem por 300 metros em direção ao céu da América do Sul, e perceber se estas formações rochosas funcionam como ilhas biológicas, com espécies isoladas no topo.

Tepui (foto: National Geographic/Renan Ozturk)

Este especial de uma hora que pode ser visto na plataforma de streaming Disney+ acompanha o biólogo e os escaladores numa expedição de 10 dias dentro da Amazónia. Mostra paisagens de cortar a respiração, momentos de aventura e obstáculos que nem sempre são fáceis de ultrapassar.

Ainda assim, o que torna este documentário tão especial é muito mais do que belas imagens do território quase virgem. É o facto de alertar para a importância de proteger e preservar o ambiente e mostrar que ainda há muita coisa por descobrir.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel