Fantástico

Team Penske transporta pela primeira vez o carro de NASCAR num camião elétrico

O Ford NextGen 2022 do Team Penske será levado a um evento por um camião elétrico Freightliner eCascadia com cerca de 500 cavalos
Texto

Pela primeira vez na história uma equipa de Nascar irá utilizar um camião totalmente elétrico na sua frota, para transportar um carro até um evento. E sim, com os néons ligados, parece quase uma versão ainda mais futurista de Mack, o camião que transportava Ligthing McQueen, personagens animadas do filme Cars (produzido pela Pixar Animation Studios).

Atenta às tendências ambientais, mas certa do seu papel no desporto de alta competição automobilístico americano, a Team Penske irá utilizar um Freightliner eCascadia para transportar o Ford do rookie Austin Cindric até uma exibição no sul da Califórnia.

O carro de competição e o camião especial irão percorrer menos de 100 km e chegar ao evento “Busch Light Clash” que se irá realizar no LA Coliseum, para demonstrar uma deslocação com “pegada neutra de carbono”.

Team Penske, carro de Austin Cidric (Foto: Jenny Fryer/AP)

A decoração de ambos os veículos será idêntica e apelativa à transição energética, embora o Ford NextGen 2022 de NASCAR (preparado para exigentes provas como as Daytona 500) seja tudo menos “ecológico”. Na verdade, este carro está preparado com um motor de combustão V8 de 670 cavalos que é alimentado por gasolina sem chumbo de 98 octanas, que tem a designação comercial Green E15, mas só é verde na cor!

Felizmente o eCascadia é mesmo elétrico e por isso merece o nosso destaque! O trator da Freightliner tem por base um motor de 360 kW (aproximadamente 500 cavalos), utiliza uma bateria de 475 kW de capacidade e tem uma autonomia estimada de 250 milhas (cerca de 400 quilómetros). A marca indica que o tempo de carregamento pode ser de apenas 1h30 para uma capacidade de 80 por cento.

Será que daqui a uns anos noticiamos também um carro de NASCAR 100% elétrico? É aguardar…

 

(Foto: Jenny Fryer/Associated Press/Todos os Direitos Reservados)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos