Fantástico

Jogos Olímpicos de Inverno sem queda de neve? Foi assim em Pequim

Reduzida queda de neve obrigou os organizadores do maior evento dedicado aos desportos de inverno a tomar medidas de recurso
Texto
Jogos Olímpicos de Inverno tiveram neve criada artificialmente (AP Photo/Aaron Favila)
Jogos Olímpicos de Inverno tiveram neve criada artificialmente (AP Photo/Aaron Favila)

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, importa questionar como foi possível a China organizar o evento sem que tenham acontecido abundantes quedas de neve. A resposta será fácil de imaginar – tudo aconteceu graças à intervenção humana, com a produção de neve e gelo artificiais.

Reflexo das alterações climáticas que afetam o globo de uma forma geral, a China tem-se debatido com temperaturas muito acima do que seria expectável para esta época do ano. 2021, aliás, foi o ano mais quente de sempre no país asiático, com temperaturas médias superiores a 10 graus.

Atleta nos Jogos Olímpicos de Inverno (AP Photo/Alessandro Trovati)

Não é por isso de estranhar que a queda de neve tenha vindo a registar níveis muito reduzidos naquela zona do globo, facto que causou natural preocupação entre os organizadores dos jogos.

A solução foi criar neve artificial, com os canhões a trabalhar incessantemente desde dezembro.

Só assim foi possível viabilizar o maior evento do mundo dedicado a desportos de inverno, no qual alinharam os comités olímpicos de 91 países, entre os quais os estreantes Haiti e Arábia Saudita.

Um dos canhões em funcionamento (AP Photo/Aaron Favila)

Com a ausência de neve natural, a neve artificial levanta questões relativamente ao impacto no ambiente causado pela sua produção. Para além do elevado consumo energético que tal ação implica, quando se trata de colocar em pé um evento com a magnitude dos Jogos Olímpicos de Inverno, estima-se que terão sido necessários qualquer coisa como 890 mil metros cúbicos de água.

Ainda assim, os jogos de Pequim terão sido neutros em carbono, já que o plano pré-inauguração previa que todos os locais fossem alimentados por energia renovável, até mesmo os quatro ringues de gelo onde se realizaram as modalidades “indoor”.

Patinagem artística (AP Photo/Jeff Roberson)

O Comité Olímpico Internacional pretende manter todas as próximas edições dos jogos de inverno neutras em carbono ao obrigar, contratualmente, as futuras cidades a assegurar um saldo positivo nas emissões.

Quanto ao facto de futuras edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, tal como hoje os conhecemos, poderem vir a estar em perigo de não se realizarem, é algo que preocupa especialistas, atletas e entusiastas de desportos de inverno. Os primeiros continuam a alertar para os efeitos do aquecimento global e deixam avisos para o impacto negativo que o fenómeno pode causar ao nível da organização dos jogos, não só a nível social, como também económico e climático.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias