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Tecnologia E Ink muda cor do veículo e pode aumentar autonomia em elétricos

BMW apresentou iX Flow com tecnologia que permite mudar a cor exterior do veículo e tirar proveito do sol e da energia térmica
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E se o teu carro mudasse de cor com um simples toque de um botão? Já imaginaste as possibilidades? Poderias adaptar o aspeto exterior do teu automóvel conforme o teu estado de espírito ou mudar o tom conforme as condições atmosféricas. É isso mesmo que a BMW propõe ao dar a conhecer o BMW iX Flow com E Ink, uma tecnologia que permite mudar a cor exterior do veículo, adaptando-a a diferentes situações e vontades.

A E Ink foi feito a pensar na estrutura de todos os elétricos SAV da BMW e por isso pode ser facilmente adaptada. Usa a tecnologia de eletroforese – a mesma presente nos eReaders - e é composto por milhões de microcápsulas com pigmentos branco e preto com cargas energéticas opostas que são estimuladas com sinais elétricos e trazem à superfície a cor desejada.

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Esta tecnologia tem duas grandes vantagens. Por um lado, salta a vertente estética, já que permite adaptar o exterior do veículo à vontade do condutor. Por outro, traz também grandes benefícios a nível de conforto e de eficiência já que podem impactar o aquecimento do habitáculo.

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As cores escuras e claras refletem a luz e absorvem a energia térmica de formas diferentes. Normalmente, cores mais claras refletem melhor e cores mais escuras absorvem mais energia térmica. O que a BMW propõe é que em dias de mais sol, o automóvel fique branco, de forma a reduzir a temperatura dentro do habitáculo. Já em dias mais frios, o preto pode ajudar a aumentar a temperatura no interior do veículo.

Em qualquer um dos casos, não será necessário despender tanta energia em ar condicionado, algo que, num veículo elétrico, pode ter impacto direto na autonomia.

Apesar de usar sinais elétricos para alterar a cor, esta tecnologia da BMW é energeticamente eficiente já que só usa corrente elétrica quando o automóvel está a mudar de cor, não sendo necessário gastar energia para manter o pigmento.

A BMW ainda não disse quando é que poderemos ver a E Ink nas estradas. Resta-nos esperar que seja para breve.

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