Fantástico

Elon Musk, patrão da Tesla, suspende temporariamente a compra do Twitter

Relatório do Twitter sobre spam e trolls está por detrás do anúncio de Elon Musk, mas pode haver outra razão
Texto
Elon Musk suspende compra Twitter (Fotomontagem)
Elon Musk suspende compra Twitter (Fotomontagem)

O multimilionário dono da Tesla, Elon Musk, surpreendeu todo o mundo ontem (dia 13 de maio), com o anúncio da intenção de suspender a compra da rede social Twitter, negócio avaliado em cerca de 42 mil milhões de euros.

Ainda assim, poucas horas depois do primeiro anúncio Musk voltou ao Twitter para publicar um “compromisso de empenho” na compra da rede social.

Mas o que se passa com o Twitter?

O anúncio de Elon Musk veio no seguimento de uma notícia da Reuters que dava conta dos cálculos do Twitter, referentes ao primeiro quadrimestre de 2022, que estimam que o spam e falsos utilizadores (trolls) representam menos de 5% do total de contas ativas na rede social norte-americana.

Em comunicado de imprensa o Twitter revelou que, no primeiro quadrimestre de 2022 serviu publicidade a cerca de 229 milhões de utilizadores (dando assim conta do numero de utilizadores ativos).

Este relatório da rede social, que está na mira de compra do multimilionário dono da Tesla e SpaceX, vem justamente no seguimento das declarações de Musk onde dá conta da sua intenção de dar total prioridade à remoção de “spam bots” da plataforma.

As verdadeiras razões de Elon Musk

No entanto pode existir uma outra razão para o facto de Elon Musk vir suspender a compra do Twitter. As ações da Tesla não tem tido uns dias fáceis e caíram 15% em apenas cinco dias. Ora Musk está sempre atento e isso poderia ter um problema se essa tendência se mantivesse no curto prazo.

Alguns analistas financeiros norte-americanos apressaram-se a concluir que o CEO da Tesla poderia ser forçado a vender mais ações da Tesla para reduzir os riscos no investimento do Twitter, caso não encontrasse outras fontes de investimento, ou seja, convencer o conjunto de fundos de investimento que normalmente acompanham as suas decisões.

Após o anúncio da suspensão da compra do Twitter, as ações da rede social caíram de imediato 18%, mas, por outro lado, as ações da Tesla subiram de imediato 7%... o que pode, na verdade, contribuir para a concretização de mais garantias aos investidores na compra do Twitter.

(Fotos: Jed Jacobsohn, Hannibal Hanschke/Associated Press)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias