Evasão

7 Dicas úteis para arrumares tudo no carro na tua viagem de Natal

Carregar presentes, comida e levar a família pode provocar stress e ansiedade, mas há dicas que podes seguir
Texto

Vais conduzir neste Natal? Se calhar apenas visitar a família ou então até distribuir presentes. Pois bem, antes de carregares o carro vais querer ver estas 7 dicas úteis para conseguires arrumar tudo em condições.

Deixa o stress de lado e programa bem o que queres e o que precisas mesmo de levar. Arrumar não é uma ciência, mas arrumar bem pode mesmo fazer toda a diferença e até poderás poupar energia ou combustível.

Arrumar malas no carro - AWAY
Arrumar bagagem em carro desportivo (foto: Justin Tallis/GettyImages)

Viaja o mais leve possível

Planeia tudo muito bem com antecedência e vê lá se precisas mesmo de levar 3 casacos e quatro pares de luvas…

Se vais estar fora apenas duas noites é uma coisa, se vais estar fora uma semana tudo muda de figura, mas ainda assim, ninguém te levará a mal de repetires uma camisola nesse período.

Comprime lá essa mala

Se possível leva roupa mais fina, mas quente. Parece uma contradição? Não, hoje já tens soluções desse tipo em muitas lojas de desporto. Nem sempre o mais grosso é obrigatoriamente o mais quente.

Se forem várias pessoas poderá ser mais fácil arrumar tudo em uma boa mala com rodas do que cada um levar uma mala para colocar nessa minúscula bagageira. E sim, com rodas porque depois de uma viagem longa asseguramos-te que não queres levar nada às costas.

Arrumar bagagens em carro - AWAY
Achas mesmo que esse pinheiro cabe na bagageira? (foto: Chris Hondros/GettyImages)

Pensa no consumo e equilíbrio do carro

Pois é. Cada Kg conta, mas imaginando que não irás fazer contas ao Kg, utiliza pelo menos o bom senso. Um carro muito carregado irá consumir mais energia ou necessitar de mais combustível. Não tenhas qualquer receio de tomar a decisão de retirar coisas e viajar com menos peso.

Explica isso aos restantes passageiros. Todos irão mais confortáveis. E irás poupar dinheiro.

Há sempre um espacinho pequenino

Chegados aqui a este ponto e ainda tens coisas fora do carro à espera de lugar. O teu carro pode ser uma verdadeira caixa de surpresas. Alguns carros têm bolsas nas traseiras dos bancos dianteiros, bolsas nas portas e outros até alguns espaços em cima e a ao centro. Esta é a altura de dividir o que tens mesmo de levar por todos esses pequenos locais. Maior distribuição, maior equilíbrio!

Arrumar carro para férias - AWAY
Cabe sempre mais uma prendinha (foto: Brandon Bell/GettyImages)

Usa os bolsos dos casacos

Esta não estavas à espera! Ou estavas? Pois é. Se cada passageiro levar um casaco porque não utilizar o bolso do casaco, durante a viagem, para aquelas pequenas caixinhas que na verdade nem sabes muito bem como arrumar na mala? Perfumes por exemplo, batons. São coisas que até podes colocar em pequeno saco reutilizável e levar no bolso.

Organizem lá toda a eletrónica

Cada um leva um telemóvel, um carregador, quem sabe mais um tablet e até consolas. Para já diríamos que podes começar a pedir que não levem tanta coisa.

Mas se não resultar vê se por exemplo não será possível levar apenas 1 placa de indução para todos os aparelhos e já agora porque não coloca-los todos juntos num único espaço durante a viagem? E mesmo os carregadores podem ser partilhados. Um poderá carregar ao jantar, o outro ao almoço, o outro durante a noite e por aí em diante, poupando vários cabos e aparelhos na viagem.

arrumar na bagageira - AWAY
Arrumar malas e a seguir arrumar os miúdos (foto: E. Nouvelage/Getty Images)

Leva um saco para lixo

Como assim? Ora vamos lá explicar bem isto. Vais ter lixo durante as férias, vais ter prendas que querem que leves contigo. Certo? E tens de trazer isso tudo de volta contigo? Não. Podes fazer uma separação e colocar no primeiro ecoponto que encontrares, ou, em caso de ser indiferenciado no primeiro caixote genérico. Ajudas o ambiente e ajudas a eliminar esse lixo que irás levar contigo até regresso a casa.

Boa viagem e Feliz Natal!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal