Evasão

Arrábida sem carros: Setúbal mantém restrições nos acessos às praias

A partir de 10 de junho regressa a proibição da circulação de automóveis particulares entre a praia da Figueirinha e o Creiro
Texto
Serra da Arrábida
Serra da Arrábida

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) mantém as restrições nos acessos às praias da Arrábida na época balnear, com proibição da circulação de automóveis particulares entre a praia da Figueirinha e o Creiro, de 10 de junho a 18 de setembro.

Esta restrição está inserida no programa "Arrábida sem carros e em Segurança 2022" que consiste num conjunto de medidas de prevenção e minimização dos riscos relacionados com a atuação em situações de emergência e socorro e de melhoria das condições ambientais e de segurança das praias.

Assim irá voltar a proibição diária de circulação de automóveis na estrada entre os parques de estacionamento das praias da Figueirinha e do Creiro (nos dois sentidos de trânsito), a partir de 10 de junho e até 18 de setembro, entre as 07h00 e as 20h00.

De acordo com o comunicado pela autarquia sadina, o novo serviço de transporte público rodoviário que arrancou no concelho a 1 de junho, com a entrada em operação da Carris Metropolitana, e a utilização do passe Navegante no acesso às praias permitem assegurar maior frequência, comodidade e qualidade no acesso às zonas balneares, a custos mais controlados e uniformes.

Os novos horários anunciados em maio pelo município, preveem também um reforço dos transportes públicos entre Setúbal e as praias da Arrábida durante o verão, com diversas carreiras de 30 em 30 minutos. A frequência de algumas carreiras deverá ser reduzida para apenas 15 minutos nos períodos entre as 07h00-09h30 e as 17h00-19h30.

A circulação na Arrábida é autorizada a veículos de duas rodas 

A circulação nos troços com restrição de trânsito é autorizada a veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.

De acordo com a CMS, a exemplo do que se tem verificado em anos anteriores, os residentes, comerciantes e concessionários das praias podem pedir cartões de acesso para viaturas particulares por “requerimento disponibilizado na página do município ou pelo endereço de correio eletrónico disponibilizado”.

(Fotos: T. Ferreira, L. Pan/Flick)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal