Dois empreendedores, mestres em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica pela Universidade do Porto, investiram 130 mil euros e desenvolveram a Framie, uma app de turismo que pretende chegar aos 100 mil utilizadores no espaço de um ano.
Tiago Monteiro e António Lisboa são as caras do projeto, mas têm o apoio de um "business angel", com larga experiência no lançamento de empresas emergentes, e de uma equipa de designers e programadores da plataforma.
A Framie é uma aplicação para smartphone (funciona em ambiente iOS e Android), que arranca com mais de 600 pontos turísticos e está disponível em várias línguas.
A aplicação pretende “recompensar” os utilizadores pelas suas ações na própria plataforma, procurando desta forma conferir também uma vertente “social”. Ao bom jeito do Pokémon Go, os utilizadores irão receber "prémios" e estrelas na aplicação ao cumprirem determinadas rotas/tarefas ou visitas a locais.
Com a Framie os utilizadores acedem a conteúdos com curadoria, prontos a usar, podendo criar roteiros à medida, selecionado pontos de interesse turísticos ("framies"), gerando no final um logbook fotográfico das suas vivências, que podem guardar e/ou partilhar com outros utilizadores.
É com estas partilhas que, ao completarem a experiência, os criadores acreditam que os utilizadores irão aumentar sua satisfação, sensação de dever cumprido e status.
De acordo com o comunicado da empresa, a app já foi galardoada com vários prémios, tais como a Venture Cup Portugal, esteve em aceleradoras empresariais, como a Start-up Porto Accelerator e a Tourism Explorer, e, marcou presença na Web Summit.